Em breve comunicado nesta quinta-feira, 27, a fornecedora Huawei apontou uma lucratividade ainda sob pressão nos nove primeiros meses de 2022, mas também um avanço das receitas se considerado apenas o terceiro trimestre.
No período de janeiro até setembro, o faturamento da empresa caiu 2,2% em relação ao ano anterior, para 445,8 bilhões de renminbis (cerca de US$ 61 bilhões). Já a margem de lucro da empresa chinesa recuou de 10,2% para atuais 6,1% no intervalo de nove meses.
As cifras, contudo, também apontaram alta de 6,5% na comparação entre terceiros trimestres de 2021 e 2022 (para 144,2 bilhões de renminbis, ou cerca de US$ 19 bilhões) . Ao fim do segundo tri, as vendas da chinesa já haviam avançado 1,4% na mesma base de comparação anual.
A nova divulgação de resultados não trouxe lucro líquido ou discriminou vendas por divisão. Em declaração junto com as informações, o presidente rotativo da Huawei, Eric Hu, se limitou a observar que a queda nos negócios de dispositivos segue desacelerando, enquanto os negócios de infraestrutura de rede mantiveram um "crescimento constante".
Restrições de atuação em países e de acesso a componentes têm afetado os resultados da fornecedora chinesa, que está há anos na mira dos Estados Unidos. No momento, o foco da Huawei é o reforço da lucratividade do negócio. Nuvem e eficiência energética são algumas das verticais que passam pela estratégia da companhia, além de vertentes tradicionais como 5G e smartphones.