Publicidade
Início Newsletter Das 15 interessadas no leilão do 5G, dez não operam serviço móvel,...

Das 15 interessadas no leilão do 5G, dez não operam serviço móvel, diz Anatel

Na avaliação do superintendente de Competição da Anatel, Abraão Balbino, a quantidade de 15 propostas habilitadas para o leilão das frequências 5G é bastante positivo, o que atendeu a expectativa da agência sobre a procura de interessados no processo licitatório. O cenário também mostra que há outros atores interessados em ofertar serviços de telecomunicações.

Segundo Balbino, que é presidente da Comissão Especial de Licitação (CEL), das 15 empresas que se habilitaram para o certame, dez não ofertam serviços de telefonia móvel, o que demonstraria um grau elevado de competitividade no leilão e que pode se reverberar em mais agentes econômicos no mercado de telefonia móvel. “Isso é bastante positivo para nós. Isso é inédito e fantástico para a competição”, afirmou Balbino.

Sobre os consórcios, o superintendente lembra que os editais sempre previram a conformação de consórcios, mas que somente após a análise dos documentos será possível saber com detalhes as composições que foram feitas para a disputa das faixas.

Notícias relacionadas

Lotes não arrematados

Balbino disse que as garantias tiveram um papel positivo no processo do leilão. “A gente vai ter visão geral sobre o que ficará vazio após a análise das garantias. Eu acho que elas somaram positivamente, pois tivemos 15 proponentes para o certame”, afirmou.

Sobre possiblidade de lotes vazios, a Anatel não descartou qualquer cenário. “Se teremos lotes vazios, é fato que toda licitação sobra alguma coisa. Tanto é que sempre fazemos leilão de sobras. Sempre nos perguntaram por que estamos disponibilizando uma quantidade alta de frequência. Estamos disponibilizando o máximo possível para evitar uma escassez artificial de espectro”.

No caso de possíveis lotes não serem arrematados, o presidente da CEL disse que outro processo será realizado, mas não se sabe sob quais condições, o que pode significar até preços mais baixos pela frequência ou outras obrigações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile