Publicidade
Início Newsletter Inmarsat investe na criação de ecossistema de apps para comunicações por satélite

Inmarsat investe na criação de ecossistema de apps para comunicações por satélite

banda ka, banda larga via satélite, espaço, dados via satélite

Visando expandir a comunidade de desenvolvedores no setor de comunicações espaciais e aproveitando o novo fôlego no setor satelital com a revolução tecnológica, a operadora de satélites Inmarsat está investindo em um ecossistema para aplicações, batizado de Inmarsat World. A ideia é se basear no que ocorreu com os dispositivos móveis após a introdução dos aplicativos, mas desta vez voltada a serviços para o mercado corporativo.

Segundo o CTO da companhia, Michele Franci, o conceito de loja de apps (como a Google Play ou AppStore) não é exatamente uma analogia correta, uma vez que compõe soluções standalone com menor escala e “significativamente mais valor por usuário”. Ele cita como exemplos aplicações satelitais da companhia norte-americana Nuve, que utiliza aplicação para monitorar o consumo e roubo de diesel em caminhões por meio de combinação das tecnologias GSM e satélite. “Não é um aplicativo, mas uma solução integrada que, uma vez instalada, vai servir os clientes por anos e aumentar a receita da Nuve de maneira consistente”, declara.

Notícias relacionadas

Outro exemplo é o da Bitcliq, empresa baseada na Europa e que desenvolve um mercado virtual para pescadores venderem os peixes no atacado para clientes internacionais. Nesse modelo de negócios, a Inmarsat entra com a distribuição global em canais e desenvolvedores – ou seja, o Inmarsat World.

Tecnologias

O executivo explica que as mudanças recentes no mercado de satélites, como a chegada de foguetes reutilizáveis da SpaceX ou as crescentes frotas de satélites de alta capacidade (HTS), podem ajudar na popularização das aplicações. “A palavra-chave é a acessibilidade”, diz. “Novos valores e eficiências serão criadas e desenvolvedores que estiverem dispostos a investir tempo para entender os casos de uso nesses ambientes podem participar nesse crescimento.”

Da mesma forma, enxerga que a maior parte das aplicações baseadas em dados e serviços sendo desenvolvidos atualmente na Inmarsat serão compatíveis com o ambiente 5G. “Isso essencialmente apenas vai melhorar ao alcance e eficiência das próprias aplicações”, diz.

Michele Franci considera também que a Internet das Coisas (IoT) é uma “enorme oportunidade e desafio” e que enxerga possibilidades justamente nas conexões marítimas e aéreas. “Veículos marítimos e de aviações, além de seus portos e aeroportos, estão maduros para a transformação digital e muitos já lançam o potencial desses mercados relativamente obscuros para desenvolvedores”, declara.

Franci não acredita que uma eventual expansão da cobertura rural com tecnologia móvel em faixas sub-1GHz, como 700 MHz ou mesmo 450 MHz, possa afetar a oferta de serviços satelitais da companhia. “Sempre haverá áreas que ficaram de fora baseada em considerações de densidade populacional, e é aí onde nosso serviço pode prover o complemento necessário de forma economicamente muito viável”, justifica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile