Patuano, da TIM, propõe que operadores sejam provedore de plataformas e sugere fim do 3G em cinco anos

O presidente da Telecom Italia acredita que as empresas de telecomunicações precisam mudar seu enfoque, deixando de ser provedoras de infraestrutura para se tornarem provedores de plataformas de serviços. A mudança, diz Patuano, envolve uma mudança de mentalidade e cultura nas empresas, já que tradicionalmente o desenvolvimento das redes está ligado a projetos longos, lentos e sem flexibilidade. "Estamos vivendo o início da onda da Internet das Coisas, é para aí que temos que estar atento", disse ele, fazendo a comparação com o comportamento das empresas de Internet.

"Temos que criar a nossa própria plataforma e temos vantagens: temos contato com o cliente e proximidade, temos qualidade de serviços e temos segurança".

Segundo ele, as operadoras precisam desenvolver o conceito de Over the Network. "Até há alguns anos o nosso dilema era construir redes dependendo da demanda. E a demanda dependia da plataforma. Mas se começarmos a usar a rede de uma forma diferente, com API, que sejam utilizada por OTN, isso criará uma nova demanda e vai estimular uma inovação em infraestrutura".

Notícias relacionadas

Patuano alertou para o fato de que as regulações restritivas, como as que se tem na Europa, limitam a inovação e o desenvolvimento de empresas over-the-top. "Na Europa, uma regulação focada em privacidade e em direitos humanos fez com que quase nenhum dos OTTs de hoje seja europeu. São todas norte-americanas ou chinesas". Ele não fez referência à regulamentação de neutralidade, que na Europa está caminhando para uma maior flexibilidade, do ponto de vista das empresas de telecomunicações, nem comentou o cenário regulatório brasileiro

Rede 3G vai morrer

Patuano também disse que é provável que a rede 3G seja substituída pela rede 4G/LTe antes mesmo do desaparecimento das redes 2G, dedicadas à voz. "É uma decisão que temos que tomar, e temos que tomar rápido. O 4G tem um uso muito mais eficiente. Pode fazer mais sentido colocar a voz no 2G, que não tem muita diferença competitiva, e deixar os dados para o 4G. Acho que no máximo cinco anos o 3G vai desaparecer", disse em apresentação durante a Futurecom 2015, que acontece esta semana em São Paulo. Ele também alertou os operadores a reinventarem os serviços tradicionais, que estão morrendo, e disse que o conceito de comunidades fechadas (ou clubes de usuários) que hoje caracteriza o negócio das operadoras móveis vai acabar. O paradoxo é que a TIM foi a operadora que, ao inovar nos modelos de comercialização, mais estimulou a criação, no Brasil, da ideia de grupos de usuários de uma mesma operadora, que falavam entre si em troca de preços menores ou mesmo em planos gratuitos.

Já novas tecnologias como o 5G e mesmo a Internet das Coisas (IoT) são desafios ainda distantes que precisam ser observados agora. De acordo com o executivo, o modelo de negócios ainda não está claro, apesar de haver "claríssima evolução tecnológica".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!