Sony adquire 100% da Sony Ericsson por 1,05 bilhão de euros

A joint-venture entre Sony e Ericsson em telefonia celular será desfeita. As empresas chegaram a um acordo pelo qual a Sony passará a ser dona de 100% do negócio. A companhia japonesa pagará 1,05 bilhão de euros pela metade que pertence à Ericsson. A transação inclui um acordo relativo à propriedade intelectual dos produtos e a transferência para a Sony de cinco famílias de patentes relacionadas à tecnologia de telefones celulares . O negócio deve ser concluído em janeiro de 2012.

Notícias relacionadas
Análise

A intenção da Sony com a aquisição é acelerar a integração entre smartphones e outros aparelhos eletrônicos conectados fabricados pela empresa, como televisores, notebooks, videogames, tablets e e-readers.

A Sony Ericsson foi criada em 2001. De lá para cá, passou por altos e baixos. Seu auge aconteceu quando surgiram os primeiros celulares com mp3 players, em meados da década passada. Mais recentemente, decidiu focar exclusivamente em smartphones e apostou no sistema operacional Android, do Google. Retirou de linha aparelhos de gamas baixa e média, concentrando seu portfólio no segmento de alto valor, como a família Xperia. Como consequência, perdeu share em volume de vendas, mas melhorou a margem de lucro. No ano passado, a Sony Ericsson registrou receita de 6,29 bilhões de euros e lucro líquido de 90 milhões de euros. A empresa tem 7,5 mil funcionários ao redor do mundo.

A Sony Ericsson do Brasil informou que não poderá se comunicar sobre reflexos no País até que a transação seja concluída, em janeiro de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!