Sony adquire 100% da Sony Ericsson por 1,05 bilhão de euros

A joint-venture entre Sony e Ericsson em telefonia celular será desfeita. As empresas chegaram a um acordo pelo qual a Sony passará a ser dona de 100% do negócio. A companhia japonesa pagará 1,05 bilhão de euros pela metade que pertence à Ericsson. A transação inclui um acordo relativo à propriedade intelectual dos produtos e a transferência para a Sony de cinco famílias de patentes relacionadas à tecnologia de telefones celulares . O negócio deve ser concluído em janeiro de 2012.

Notícias relacionadas
Análise

A intenção da Sony com a aquisição é acelerar a integração entre smartphones e outros aparelhos eletrônicos conectados fabricados pela empresa, como televisores, notebooks, videogames, tablets e e-readers.

A Sony Ericsson foi criada em 2001. De lá para cá, passou por altos e baixos. Seu auge aconteceu quando surgiram os primeiros celulares com mp3 players, em meados da década passada. Mais recentemente, decidiu focar exclusivamente em smartphones e apostou no sistema operacional Android, do Google. Retirou de linha aparelhos de gamas baixa e média, concentrando seu portfólio no segmento de alto valor, como a família Xperia. Como consequência, perdeu share em volume de vendas, mas melhorou a margem de lucro. No ano passado, a Sony Ericsson registrou receita de 6,29 bilhões de euros e lucro líquido de 90 milhões de euros. A empresa tem 7,5 mil funcionários ao redor do mundo.

A Sony Ericsson do Brasil informou que não poderá se comunicar sobre reflexos no País até que a transação seja concluída, em janeiro de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.