Cloud computing e redes sociais é a dobradinha na qual a Siemens Enterprise Communications aposta para continuar a crescer no mercado de comunicações unificadas e atendimento ao cliente no Brasil, onde detém 28% do mercado de soluções de comunicação empresarial, estimado em cerca de US$ 1,2 bilhão. Para enfatizar essa estratégia o CEO mundial da empresa, Hamid Akhavan, esteve nesta quarta-feira, 27, no Brasil para lançar novos produtos e soluções baseados nesses conceitos.
O executivo, que assumiu o cargo há nove meses, explica que fábrica da Siemens em Curitiba, que emprega 630 funcionários, recebe investimentos de 8 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento e direciona 80% da sua produção para exportação.
A empresa divulgou que, segundo pesquisa da MZA, ela detém 18% do mercado de comunicação empresarial na América Latina, 17% na Índia, 16% na Europa e 40 nos Estados Unidos. A consultoria estima que o mercado de comunicação empresarial deve totalizar US$ 155,3 bilhões neste ano e chegar a US$ 187,2 bilhões em 2011.
Complementando a solução, a Siemens também anunciou o OpenScape Fusion, para gerenciar, monitorar e interagir em redes sociais. A operadora Oi é uma usuária da versão anterior do produto, com a qual atende mais de 5 mil clientes. Empresas como Volkswagen, FGV, General Motors, Coca Cola são clientes que já operam com cloud privada.