Publicidade
Início Teletime Com crise, Nokia vai concentrar foco nas exportações do Brasil

Com crise, Nokia vai concentrar foco nas exportações do Brasil

Apesar de alguns fabricantes estarem renegociando para cima os preços dos produtos com o varejo devido à flutuação cambial, a Nokia afirmou que não está adotando essa prática. A fabricante finlandesa de celulares sustenta que tem um caixa forte para suportar esse momento adverso na econômia. "Este é, aliás, um diferencial em relação a seus concorrentes", diz a Nokia.
A empresa não estabeleceu um valor fixo para a moeda americana durante as negociações feitas neste mês com o varejo e as operadoras de telefonia móvel para redefinir valores. "Estamos abastecendo normalmente. Mantivemos a venda de aparelhos e negociamos o contrato caso a caso com as empresas", afirmou Almir Narcizo, presidente da Nokia no Brasil, segundo o qual a subsidiária brasileira é a décima operação mais rentável do mundo da fabricante.
O executivo diz, inclusive, que a Nokia não diminui o ritmo da produção, em contraste com o que acontece na Zona Franca de Manaus, onde muitas empresas já concederam férias coletivas aos funcionários. "Estamos com a produção plena, com terceiro turno e utilizando os investimentos realizados em nossa fábrica. Inclusive, estamos prestes a bater recorde de venda e produção", garantiu Narciso.

Notícias relacionadas
Investimentos
Em setembro, a Nokia anunciou investimento de R$ 25 milhões para a expansão de sua fábrica na zona franca de Manaus.
Para este ano, a fabricante espera que o país atinja um volume de vendas de 52 milhões de celulares, crescimento de 15,3% na comparação anual. "Esse número tende a se repetir, tanto em volume quanto em valores para 2009", avaliou Narciso. Em relação a adesão de novos assinantes de telefonia móvel, a empresa estima que o Brasil encerre o ano com 148 milhões de celulares.
Em relação às exportações, a Nokia acredita que a valorização do dólar frente ao real tenda a fazer com que a fábrica do Brasil passe a aumentar as exportações. A unidade, que atualmente vende 22% de sua produção para o mercado externo, pode atingir 30% até o fim do ano. "O custo de produção local, que é mais baixo, e o câmbio favorável são fatores importantes e credenciam o Brasil a aumentar as exportações", mencionou Narciso.
De janeiro a setembro, as exportações da fábrica da Nokia no Brasil somaram US$ 334 milhões, crescimento de 93% ante igual período do ano passado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile