Um ranking realizado a partir do teste de velocidade da nPerf (empresa francesa de medição de Internet) mostrou as operadoras brasileiras em destaque na banda larga fixa da América Latina.
Quem ganhou como a melhor Internet fixa da América Latina, em 2024, foi a chilena Mundo. A Vivo ficou com a segunda melhor pontuação, enquanto a Claro também entrou no top 15.
Para o ranqueamento, foram levados em consideração os seguintes critérios: velocidade de download, velocidade de upload, latência, qualidade de experiência de browsing e qualidade de experiência de streaming.
No quesito velocidade de download, a Vivo foi a quarta colocada (249 Mbps) e a Claro, a sexta (205 Mbps). Oi também se destacou juntamente às duas e apresentou 172 Mbps, ficando no nono lugar. A vencedora Mundo ficou com o primeiro lugar na categoria (359 Mbps).
Vivo e Oi aparecem juntas novamente em destaque na velocidade de upload (143 Mbps e 115 Mbps, na ordem). No quesito latência, a Vivo também destacou-se (16 ms). O primeiro lugar também foi da operadora chilena Mundo em upload. Já em latência, ganhou a peruana Win.
Em questão de qualidade de experiência de streaming, as três brasileiras também se sobressaíram, todas com qualidade medida em patamar acima de 80%. A líder em streaming foi a costa-riquenha Telecable, com 90%. Por último, no quesito navegação, quem se deu melhor foi a nicaraguense IBW Communications.
Ao todo, o teste incluiu 15 países: Argentina, Chile, El Salvador, Honduras, Paraguai, Brasil, Colômbia, Equador, México, Peru, Bolívia, Costa Rica, Guatemala, Nicarágua e Venezuela.
O nPerf Speed Test é compatível com todos os tipos de conexão: ADSL, VDSL, cabo, fibra óptica, satélite; Wi-Fi, wimax, celular e outras, afirma a empresa de medição. Acesse o ranking completo da banda larga na América Latina aqui.