Em telecom, apenas 7,8% das vagas em TI são ocupadas por mulheres

Mulheres Tecnologia
Foto: Pexels

A participação de mulheres entre profissionais de TI nos segmentos de software, serviços de TI e telecom chegou a 19,1% em 2022. Os dados constam em um relatório da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) a respeito da indústria de TICs no País.

Apesar deste ser o maior nível dos últimos 10 anos, a participação feminina é ainda menor se avaliada apenas o segmento de telecomunicações: neste caso, há apenas 7,8% de mulheres. Em software, por exemplo, a presença de colaboradoras na área de TI era bem superior, com 21,1%.

Em 2022, eram 664.707 especialistas em TI empregados formalmente em toda a ISSTIC (denominação usada pela Softex para a Indústria de Software e Serviços de TIC). A parcela de telecom foi a que mais aumentou a quantidade deste tipo de colaborador na década, de 37,4 mil para 95,4 mil (considerando ambos os gêneros). Foi um crescimento de 155% em uma década. 

Notícias relacionadas

Já os profissionais de TI empregados em empresas de software passaram de 255,8 mil para 478,7 mil; e em serviços e TI, de 74,1 mil para 90,4 mil.

Raça

Já quando a participação dos colaboradores é observada em relação à raça ou a cor, há uma queda entre aqueles que se declaram brancos nos últimos 10 anos, de 66,5% para 51,2%.

No entanto, houve pouca evolução entre pretos e pardos. Entre os negros, a participação saiu de 3,4% para 5,0%, ao passo que esse patamar entre os pardos foi de 21,3% para 24%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!