Publicidade
Início Newsletter Congresso derruba veto que impedia repasse para escolas contratarem serviço de Internet

Congresso derruba veto que impedia repasse para escolas contratarem serviço de Internet

Computador na escola

Em sessão do Congresso Nacional realizada nesta segunda-feira, 27, deputados e senadores derrubaram o Veto 34/2021 do presidente da República à artigo da Lei 14.180/2021, que institui a Política de Inovação Educação Conectada. Com a derrubada do Veto, o texto volta à versão original conforme aprovada pelos parlamentares. A Presidência da República tem 48h para promulgar a matéria.

O dispositivo derrubado estabelece o apoio financeiro para contratação de serviço de acesso à internet; implantação de infraestrutura para distribuição do sinal da internet nas escolas; aquisição ou contratação de dispositivos eletrônicos; e aquisição de recursos educacionais digitais ou de suas licenças, previsto no inciso II do art. 4º da legislação, poderia ocorrer por meio do repasse de recursos para as escolas. O repasse direto para as escolas está previsto no Inc. II do art. 11 da Lei, que agora será promulgado. Após o veto, contudo, já prevendo que eles seriam derrubados, o Executivo editou Medida Provisória tornando indefinidos os prazos para repasse.

O Poder Executivo justificou o veto, alegando que a proposta legislativa contrariaria o interesse público, uma vez que há a ampliação de despesas obrigatórias e não há a demonstração da compensação financeira permanente, conforme estabelecido no art. 126 da Lei no 14.116, de 31 de dezembro de 2020 – Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021 e no art. 17 da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile