Prazo para conciliação setorial sobre VoD fica para 19 de outubro. Depois disso, governo decide

(Atualizada às 23:00) A reunião do Conselho Superior de Cinema (CSC) desta quinta, 27, que voltou a discutir o modelo de tributação dos serviços de vídeo-sob-demanda não produziu um texto final da proposta, como se imaginava. Mas foi colocada uma data final para a produção (ou não) de um consenso, e a partir daí o  é quem decide. A reunião teve a apresentação e debate das contribuições enviadas pelo conselheiro (antecipadas por este noticiário aqui, aqui e aqui). Recorde-se que na reunião anterior, já havia sido apresentado o trabalho do GT jurídico. Ao fim, a reunião desta quinta, 27, aprovou por unanimidade uma resolução estabelecendo, em linhas gerais, que:

a) Os conselheiros da sociedade civil e do setor terão até 19/10 para apresentar uma proposta de consenso entre todos os segmentos. Esta proposta, se houver, será encaminhada pelo CSC ao Ministério da Cultura (MinC).

b) Caso não haja consenso, o CSC encaminhará ao MinC o material apresentado na reunião desta quinta, 27, e a proposta-base, feita pelo GT Jurídico.

Notícias relacionadas

c) O processo de debate sobre o assunto no CSC será encerrado com uma ou outra possibilidade.

Confira aqui, em primeira mão, a íntegra da resolução aprovada.

Ressalte-se que se não houver um consenso,  ainda assim o trabalho será considerado encerrado. O Ministério da Cultura terá em mãos as diretrizes que já haviam sido aprovadas pelo Conselho Superior de Cinema, o texto base do GT jurídico e as contribuições feitas para fechar uma posição.  Conselheiros ouvidos por este noticiário dizem que há sim espaço para que essa proposta consensual, e pesa a favor disso uma espécie de "espada na cabeça" de todos: o fato de que a Ancine tem a responsabilidade legal de cobrar a Condecine, e pode ser responsabilizada pelos órgãos de controle se não o fizer. Abrir esta disputa tributária neste momento seria ruim para as empresas de VoD e, por consequência, prejudicaria as aspirações dos produtores por recursos para novos projetos e proeminência no conteúdo.

O ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão explicou a este noticiário que a partir do dia 19 será iniciado um "processo interno, no Governo, consultando oficialmente os demais órgãos afeitos ao tema e produzindo também a análise e a posição do MinC. Depois decidiremos, com a Casa Civil e o presidente, como será o encaminhamento". Ele considera que é "recomendável" tratar do assunto na transição de governo, o que acontece a partir de novembro, com o novo presidente já eleito.

O ministro diz que está confiante de que haverá uma proposta consensual. "Tenho dito desde o início que o objetivo deste processo no CSC é justamente a construção de um consenso sobre a regulamentação da incidência da Condecine sobre o VoD. Espero que o objetivo seja alcançado". Ele diz que a resolução, estabelecendo esse prazo derradeiro, refletiu uma perspectiva positiva dos conselheiros nesse sentido.

Christian de Castro, presidente da Ancine, diz que a agência espera que a definição de um modelo de cobrança da Condecine sobre o VoD será essencial para dar segurança jurídica a este mercado. "Esta segurança é fundamental não para que a Ancine possa arrecadar, mas para que possamos ter instrumentos para ajudar o mercado a se desenvolver, sobretudo produções e plataformas nacionais". Para ele, um ambiente tributário normatizado para os serviços de vídeo sob demanda dará à agência informações e dados de mercado essenciais para a atividade regulatória, que hoje a Ancine não dispõe.

O que falta amarrar

Existem ainda vários pontos de atritos entre os diferentes setores.  Os produtores pedem a aplicação de cotas de conteúdo nacional (modelo rechaçado pelas plataformas de VoD), mecanismos de investimento direto em produção e proeminência do conteúdo, e trouxeram a inovação de um novo segmento de mercado, chamado de mídias digitais, sobre o qual poderia ser cobrada Condecine. O Netflix, única das grandes plataformas estrangeiras representada no conselho, quer incluir a tributação sobre os modelos baseados em publicidade, onde enfrenta a oposição aos radiodifusores e das empresas de telecomunicações. As emissoras de TV querem um desconto de largada na Condecine para as plataformas nacionais. Já as teles e as emissoras de TV querem garantir isenção da Condecine no modelo de free VoD e de catch-up, que na proposta dos produtores ficou limitada a 30 dias. Além disso, o Ministério da Fazenda recomendou que se retome a discussão sobre um modelo de tributação sobre faturamento.

De todos estes pontos, os que parecem mais próximos de um consenso são a liberação do modelo de free VoD (possibilidade de que assinantes de TV paga tenham acesso aos acervos de conteúdos dos canais pelos quais já pagam) e o investimento direto da Condecine em co-produções. Os demais tópicos parecem de complexa conciliação, mas haverá esforços até dia 19.

Ainda é cedo para dizer se o presidente Michel Temer de fato encaminhará esta questão ao Congresso em seu mandato, pois o assunto não chegou ao Planalto. Se o fizer, possivelmente será na forma de Projeto de Lei, já que o governo tem a expectativa de votar a reforma da Previdência no final do ano, e uma Medida Provisória poderia ser um obstáculo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!