A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) divulgou, nesta quinta-feira, 27, que setor eletroeletrônico fechou 197 vagas de emprego no mês de agosto. A informação tem como base levantamento junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged).
De acordo com a entidade, o resultado negativo anulou a melhora do nível de emprego do setor observada em julho, quando houve a contratação de 172 profissionais no setor. Conforme levantamento da associação, no acumulado deste ano, o saldo de empregados na indústria eletroeletrônica aumentou 2.065 trabalhadores, totalizando 236,2 mil empregados diretos.
Neste ano, o mês que teve o maior registro de contratações foi janeiro, com a abertura de 2,7 mil novos postos de trabalho. Em fevereiro, o movimento ainda teve fôlego, com 1,3 mil novas contratações. Em março, ainda foi registrado aumento, com 542 novas contratações. O avanço foi freado em abril, quando ocorreram 451 demissões. No mês de maio, a retração foi mais intensa, com o fechamento de mais mil vagas. Desempenho que se repetiu em junho.