O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, comemorou, nesta quarta-feira, 27, mais um avanço na implantação da TV digital com o desligamento do sinal analógico da TV aberta em Salvador e Fortaleza, cumprindo o calendário. Com a conclusão dessa etapa, mais 40 milhões de brasileiros terão acesso à programação 100% digital da TV aberta.
Kassab minimizou o atraso do switch-off dos municípios cearenses de Juazeiro do Norte e Sobral, que deveria acontecer nesta quarta-feira, mas as cidades não atingiram o percentual de lares aptos exigido pela normatização em função da pouca digitalização dos canais. "Não há problemas, mas no interior há mais dificuldades do que em grandes conglomerados", disse. O desligamento analógico nos municípios cearenses foi transferido para fevereiro de 2018.
Recursos
O ministro disse que ainda está esperando uma decisão sobre os recursos que serão destinados para a pasta nesse descontingenciamento anunciado pelo governo. Segundo ele, para fechar o ano nas mesmas condições do ano passado, são necessários R$ 2,2 bilhões, e até agora somente R$ 300 milhões foram repassados.