Publicidade
Início Teletime Esgotamento do IPv4 está previsto para o primeiro semestre de 2014, alerta...

Esgotamento do IPv4 está previsto para o primeiro semestre de 2014, alerta CGI

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) está preocupado com o ritmo lento de adoção do protocolo IPV6 no Brasil. A preocupação se justifica: a previsão do órgão – que, entre outras coisas, é responsável por distribuir lotes de endereços IP no Brasil – é que o estoque de números IP em sua versão 4 (IPv4) está previsto para se esgotar no primeiro semestre de 2014.

Notícias relacionadas
Para sensibilizar o mercado sobre a urgência da adoção do IPV6, o CGI aprovou na sua última reunião ordinária, realizada em 20 de setembro, uma série de medidas que visam a acelerar a adoção do novo protocolo, consolidadas na Resolução CGI.br/RES/2013/033. A previsão de esgotamento dos acessos no primeiro trimestre havia sido antecipado por este noticiário no mês passado.

Uma das recomendações do órgão atinge o próprio governo nas esferas federal, estadual e municipal. O CGI sugere que o IPv6 seja incluído como requisito na compra de equipamentos e que se estabeleça normas internas com cronograma e com metas claras para a implantação do IPv6, em especial nos serviços oferecidos aos cidadãos através da Internet.

Será enviado um ofício para as principais operadoras de telecomunicações, além de associações como a Febraban e a Camara-e.net, reforçando a urgência da implantação do IPv6 e questionando sobre que medidas estão sendo adotadas bem como seu cronograma de implementação.

O Nic.br – braço do CGI responsável pela coordenação dos endereços IP – fará uma campanha com vídeos educativos e materiais didáticos sobre o assunto com o objetivo de informar os profissionais da área. A resolução ainda prevê que o CGI vai apoiar a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão na criação de um plano de metas para a adoção do IPv6 nas entidades do governo federal.

Entraves

O atraso na implementação do IPv6 acarreta diversos "entraves" na expansão da Internet. Os usuários poderão ter uma experiência de navegação pior, com falhas no funcionamento de serviços específicos como VoIP, jogos online, compartilhamento de arquivos peer-to-peer, streamings de vídeo etc.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile