Com atraso de sete meses, Minicom inicia regularização de RTVs

O Ministério das Comunicações publicou nesta sexta-feira, 27, portaria que institui um procedimento diferenciado para regularizar as estações retransmissoras de televisão (RTV) que operam sem autorização do governo, estimadas entre 6 mil e 10 mil pelo Minicom.

Notícias relacionadas
A medida vem sete meses depois de ter sido anunciada pelo ministro Paulo Bernardo. O "mutirão", começa por Minas Gerais e depois chegará à Bahia e ao Paraná. A escolha desses estados levou em consideração a disponibilidade de espectro, a população e a quantidade de retransmissoras irregulares.

O Minicom ainda vai publicar um edital de convocação das entidades interessadas, que terão cinco dias para a apresentação do requerimento de outorga. De acordo com a portaria, os requerimentos serão analisados "em regime de força tarefa pela Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, visando conferir celeridade à tramitação dos processos…".

De acordo com o ministro Paulo Bernardo, em declaração quando do anúncio da medida, a maior parte dessas retransmissoras foi instalada por prefeituras de pequenas cidades, que diante da pressão dos munícipes pelo sinal de TV acabaram instalando os equipamentos sem a devida outorga do Minicom. "Vou pôr o pessoal para lacrar ou vou regularizar? Optamos pela segunda coisa", disse o ministro na ocasião, reconhecendo que as retransmissoras funcionam na ilegalidade.

Mesmo estando em cidades pequenas, onde não tem problema de espectro saturado, essa regularização é importante, tendo em vista que o governo pretende leiloar para as teles a faixa de 700 MHz no ano que vem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!