Prefeitura de Porto Alegre estuda criar app para comunicação com cidadãos

A prefeitura de Porto Alegre estuda a criação de um aplicativo móvel para a comunicação direta com os cidadãos da cidade. A ideia é permitir que as pessoas alertem os órgãos municipais sobre problemas que encontram nas ruas, como buracos no asfalto, postes sem luz etc. Na prática, o aplicativo fará as vezes do call center central da prefeitura. O projeto se inspira em iniciativa similares em Nova York e no Rio de Janeiro, revela Eberli Riella, gerente de tecnologia e serviços do Procempa, empresa municipal de processamento de dados de Porto Alegre.

Notícias relacionadas
A versão carioca, por exemplo, foi batizada com o mesmo número do call center da cidade (1746) e permite que o cidadão avise sobre problemas relacionados a buracos no asfalto, iluminação pública, sinais de trânsito, poda de árvores, dentre outros.

Riella acredita que o aplicativo possa ser lançado em 2012. "Nossa versão enviará respostas aos cidadãos sobre o andamento de sua solicitação", disse o executivo. Riella destaca que o grande desafio para que órgãos públicos desenvolvam aplicações móveis para o cidadão é, de um lado, as necessidades de preservar a segurança e a confidencialidade das bases de dados de informações dos governos. De outro lado, ele aponta a deficiência na cobertura das redes móveis e o custo de acesso à rede de dados pelo cidadão. Ele participou nesta terça-feira, 27, da quarta edição do Forum Mobile+, em São Paulo, evento organizado pela Converge Comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!