Bittar cria desconforto ao pautar substitutivo de Fagundes

A apresentação nesta quinta-feira, 27, do esboço de substitutivo desenhado pelo deputado Jorge Bittar (PT/RJ) para os quatro projetos sobre produção, distribuição e comercialização de conteúdo nas TVs pagas pode ter efeito inesperado no quadro político do debate. Isso porque Bittar ainda não é o relator da matéria, uma vez que o assunto está sendo debatido na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, onde o relator é o deputado Wellington Fagundes (PR/MT). Bittar não só passou por cima de Fagundes, como pautou o colega de parlamento, dizendo que as idéias expostas hoje estarão presentes no substitutivo que irá à votação na Comissão de Desenvolvimento.
?Tenho dialogado muito com o deputado Wellington Fagundes e concordamos em vários pontos. Na verdade, em todas as questões nós concordamos?, afirmou o futuro relator na Comissão de Ciência e Tecnologia. ?Na minha cabeça, tudo o que foi dito aqui tem sido avaliado pelo deputado Fagundes, que me disse que irá apresentar seu relatório na terça-feira?, completou. Ao ser questionado se os critérios propostos em sua apresentação estarão presentes no substitutivo de Fagundes, Bittar garantiu que sim.
Pautar outros parlamentares, dizendo o quê estará em seus relatórios e quando será a divulgação dos documentos não é um hábito no Congresso Nacional. Fazer apresentações prévias sobre os substitutivos quando ainda não se é o relator formal da medida também não. Todos esses elementos podem prejudicar politicamente o futuro da relatoria de Bittar sobre o assunto.

Notícias relacionadas
Desde o início do mês, o lobby das teles já havia se concentrado na comissão de Fagundes. Em uma única semana, representantes das teles estiveram duas vezes com o relator oficial, debatendo detalhes sobre o substitutivo. A estratégia de abordagem foi bem montada e, normalmente, uma equipe de executivos era enviada, na mesma hora, para conversar com Bittar. ?Mas a comissão que nos interessa no momento é a de desenvolvimento econômico?, conta uma fonte que participou das reuniões.
De fato, a etapa importante a ser vencida é a divulgação do substitutivo de Fagundes e não ainda as propostas de Bittar que, oficialmente, só podem ser apresentadas quando o projeto chegar à Comissão de Ciência e Tecnologia. Há duas semanas, o plano de Fagundes era apresentar seu substitutivo coincidentemente no dia de hoje, mas o projeto foi adiado sem motivos formais. Agora, a expectativa é que o texto seja tornado público na próxima semana.

Casa Civil

Pelos planos de Bittar, os projetos farão uma passagem relâmpago na Comissão de Ciência e Tecnologia. O deputado calcula que, até outubro, o substitutivo final será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça, última parada para o texto antes da votação no Plenário.
Parte da correria teria sido desencadeada pela intenção da Casa Civil de enviar um anteprojeto sobre o tema em regime de urgência, conforme antecipou este noticiário. Se esta alternativa se viabilizar, todo o trabalho das duas comissões cairá por terra, pois o texto da Casa Civil poderá ir direto ao Plenário.
Bittar aproveitou a apresentação desta quinta para tentar pôr um fim aos boatos. ?Sou um deputado razoavelmente bem informado e digo que não há intenção da Casa Civil em encaminhar nenhum projeto. Essa proposição está sendo discutida exclusivamente no ambiente da Câmara?, garantiu o deputado, lembrando do apoio do Ministério das Comunicações na abertura da Conferência Nacional Preparatória de Comunicações, realizada há duas semanas.
Convenientemente, Bittar não citou o assessor especial da Casa Civil, André Barbosa, que confirmou a disposição do Palácio do Planalto de criar um grupo de trabalho sobre as questões envolvendo o mercado de TV por assinatura. A declaração foi dada no mesmo evento citado pelo deputado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!