A Lucent, que está para ser adquirida pela Alcatel, anunciou nesta quarta, 27, parceria com a espanhola Afina que marca o início da participação da empresa no segmento corporativo por meio de canais. A primeira solução, desenvolvida em parceria com o Bell Labs, braço de pesquisa da Lucent está prevista para chegar ao mercado entre novembro e dezembro. ?Enquanto o day one não chegar, Lucent e Alcatel são concorrentes? diz Wagner Ferreira, presidente da Lucent para o Brasil.
O acordo com os espanhóis ? que estão há uma ano no Brasil ? foi formado no âmbito da América Latina. A Afina vai atuar como distribuidor dos produtos Lucent e das soluções de segurança desenvolvidas pelo Bell Labs. O portfólio de produtos que será oferecido ao mercado corporativo será o mesmo que a empresa tem no segmento de carriers, dessa forma, os potencias clientes da Lucent são grandes empresas, principalmente aquelas que estudam a migração para a telefonia IP com grande fluxo de informações. ?A idéia é incialmente colocar nossos produtos nesses novos clientes e depois passar a prestar serviços, também?, afirma Ferreira.
Estratégia
Segundo Ferreira, a Lucent quer se posicionar como uma empresa de serviços, inclusive para o mercado de operadoras. No Brasil, os serviços respondem por cerca de 40% do total das receitas e, no mundo, o número está perto dos 30%. Para aumentar a participação dos serviços, a Lucent aposta nos estudos do Bell Labs que está desenvolvendo novos aplicativos de segurança. Lucent e Bell Labs fazem mistério sobre o que venha a ser essa nova solução para o mercado corporativo, dizem apenas que poderá ser usada também pelas operadoras.
?É preciso desenvolver soluções de segurança para os smartphones, cuja utilização para o mercado corporativo é crescente. Mas, ao mesmo tempo, é grande o desafio de produzir um firewall que não ocupe muita memória e nem consuma muita bateria?, afirma Carlos Solari, vice-presidente da Bell Labs.
A empresa resultante da fusão Alcatel e Lucent (que se chamará Alcatel-Lucent) está prevista para iniciar suas operações no primeiro dia útil de 2007.