A partir de outubro cinco painéis eletrônicos localizados em pontos nobres da cidade de São Paulo, como a Avenida Paulista e a Avenida Brigadeiro Faria Lima, exibirão, entre meia-noite e 1h30, mensagens de texto (SMS, na sigla em inglês) enviadas por telefones celulares. O serviço é uma iniciativa da Atlas Interactive, em parceria com a Tiaxa, que cuidará da integração com as operadoras.
O preço ainda não foi definido, mas a proposta da Atlas Interactive é de cobrar R$ 0,60 por mensagem, o que seria uma das primeiras experiências no Brasil do chamado SMS Premium ? mensagens com preços mais elevados, por fazer parte de um serviço com maior percepção de valor por parte do usuário. Hoje a maioria dos serviços de SMS, como votações, quiz e interatividade com a TV, custam R$ 0,31.
O serviço, apelidado de ?Fala aí?, funcionará por três meses em regime de experiência. Se der certo, será levado a outras cidades do País. A previsão da Atlas Interactive é que o serviço gere 30 mil mensagens no primeiro mês e 100 mil no terceiro. ?Nosso objetivo por enquanto não é ganhar dinheiro com esse serviço, mas criar uma cultura do SMS Premium no Brasil?, afirma o diretor de serviços da Atlas Interactive, Fábio Mendes.
O ?Fala aí? utiliza um filtro eletrônico responsável por uma primeira triagem das mensagens enviadas, com o objetivo de bloquear textos com palavrões. Haverá também uma pessoa atuando como moderador e animador. Ela faz uma segunda triagem das mensagens enviadas e incentiva o uso do serviço, propondo votações no telão sobre temas relacionados ao cotidiano paulistano.
Modelo de negócios
A dona dos painéis é a empresa Alphavision, da qual a Atlas Interactive comprou diretamente o espaço publicitário. ?Pagamos um preço subsidiado pelo uso dos telões e vamos oferecer uma pequena participação da nossa receita à Alphavision?, relata Mendes. As operadoras que participarem do serviço e a Tiaxa dividem parte da receita. A expectativa é de que o ?Fala aí? seja lançado inicialmente com duas operadoras: Vivo e Claro.