Livre negociação de tarifas de rede começa em 2004

A Anatel estabeleceu nas regras definitivas para o SMP que até 30 de junho de 2004 o valor máximo atual da TU-M das prestadoras de serviço celular será mantido para a VU-M, obedecendo as regras já praticadas por estas operadoras, nos casos em que houver a migração para o SMP. Após esta data, a negociação do VU-M será livre.
As operadoras de SMP também seguirão o mesmo cronograma das operadoras migrantes, com os reajustes vigiados pela Anatel até junho de 2004.
A nova regulamentação determina ainda que os preços terão que ser homologados previamente pela agência, até 15 dias após o recebimento dos valores. Também foi eliminada a regra da inequação, que determinava que a VC-1 teria que ser maior ou igual à soma da TU-RL (tarifa de uso da rede local) com a VU-M (tarifa de uso do SMP). A regra valia apenas para o plano básico e uma regulamentação específica sobre o assunto será editada posteriormente pela agência. Segundo Luiz Tito Cerasoli, conselheiro da agência, a inequação foi eliminada porque a maioria dos cliente das operadoras é do pré-pago, ou seja, não está incluído no plano básico. Consequentemente, foram excluídos do regulamento os dispositivos que estabeleciam que o plano básico seria aquele com o maior número de assinantes.

Notícias relacionadas
O novo regulamento manteve o "bill and keep" entre prestadoras de SMP, com a fixação até 30 de junho de 2005 de pagamento de taxa de interconexão quando for excedido o percentual de 55% de tráfego recebido ou originado por uma das prestadoras. A partir desta data, o "bill and keep" será pleno, ou seja, não haverá pagamento de tarifa de uso da rede entre as prestadoras, qualquer que seja o sentido do tráfego. A agência adotou a regra como forma de proteger as empresas entrantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!