A Nokia anunciou nesta terça-feira, 27, a assinatura de um contrato abrangente com a Claro para implantar a infraestrutura 5G da operadora na Argentina. O acordo deve cobrir a primeira fase de implementação da tecnologia, com abrangência nas maiores cidades do país.
De acordo com as empresas, o movimento atende a estratégia da operadora de digitalizar a Argentina com conectividade confiável, de baixa latência e alta velocidade para consumidores e empresas – enquanto a Nokia verá a sua participação aumentar como a única fornecedora da tele.
"A Claro Argentina tem grandes planos para transformar a sociedade argentina por meio da implantação de redes 5G, e estamos orgulhosos de apoiá-la como seu parceiro estratégico. Nosso portfólio de 5G, líder na indústria, estabelecerá a base para a transformação digital, abrindo novas e empolgantes oportunidades para que pessoas e empresas experimentem uma conectividade móvel aprimorada", afirma o presidente de redes móveis da Nokia, Tommi Uitto, em comunicado.
A fabricante deve instalar os equipamentos de seu portfólio 5G AirScale, com a tecnologia ReefShark System-on-Chip, focada em eficiência energética. Entre os equipamentos, estão estações base, unidades de banda base e rádios Massive MIMO.
Dessa forma, a Nokia ressalta que pode beneficiar diversos setores argentinos, como as indústrias de manufatura e petróleo e gás. Além disso, também deve oferecer serviços de planejamento, implantação, integração e otimização de redes.
A Claro também será o primeiro cliente na América Latina a implantar a Antena Passiva Ativa Intercalada (IPAA+) da Nokia em toda a sua cobertura, voltada para adicionar antenas 5G com uma solução compacta. No passado, a Nokia auxiliou a operadora na implantação de outras tecnologias móveis no país vizinho, a exemplo do 2G, 3G e 4G.
"O investimento continuará a digitalizar a sociedade, trazendo conectividade de alta velocidade, maior capacidade e conectividade contínua para áreas densamente povoadas, apoiando tanto os cidadãos quanto as empresas. Isso permitirá níveis inéditos de inovação e eficiência em vários setores, capacitando as organizações a prosperarem no cenário digital acelerado de hoje", diz o CEO da Claro Argentina, Julio Carlos Porras.
Vale lembrar que, em julho, as duas empresas anunciaram a conclusão da primeira fase da implantação do 5G na Colômbia, em mais de mil sites no país. E no Brasil, a fornecedora conquistou recentemente um contrato com a TIM.