Publicidade
Início Newsletter MCTI prepara programa e financiamento para testes Open RAN na rede da...

MCTI prepara programa e financiamento para testes Open RAN na rede da RNP

Photo by Karolina Grabowska from Pexels

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) está formatando um programa com incentivos para a cadeia de redes de acesso abertas e interoperáveis (o Open RAN) a partir da infraestrutura gerida pela RNP.

O planejamento foi apresentado nesta sexta-feira, 27, pelo diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, José Gontijo, durante reunião do grupo de trabalho (GT) de Open RAN da Anatel.

Segundo Gontijo, o projeto deve ser implementado a partir da rede da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), se valendo de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e da Lei da Informática. No momento, haveria R$ 30 milhões em caixa para o programa, segundo o diretor do MCTI.

Notícias relacionadas

Ainda de acordo com Gontijo, o lançamento oficial depende de últimos ajustes por parte da RNP – que fornecerá a infraestrutura sob sua gestão para a realização de experimentos, provas de conceitos (POCs) e casos de uso.

Por enquanto, três fases estão previstas: a primeira focada em orquestração, a segunda em equipamentos Open RAN e a terceira, em pilotos temáticos e “testbed“. As duas últimas etapas ainda estão em fase de modelagem e captação.

Também há intenção que a plataforma de demonstração e experimentação Open RAN seja futuramente integrada a outras infraestruturas do gênero nos Estados Unidos e Europa, segundo o MCTI. Os dois mercados também têm buscado a diversificação de fornecedores de telecom a partir do novo padrão, especialmente com a motivação de banir equipamentos da Huawei.

Vale lembrar que o Ministério das Comunicações (MCom) já está realizando financiamento de projetos na cadeia de Open RAN, neste caso com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). Há intenção de ampliar a utilização do fundo para fomento do padrão emergente de redes de acesso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile