Sobral e Juazeiro do Norte têm desligamento da TV analógica adiado novamente

Foto: stock.tookapic.com/Pexels.com

Os municípios de Sobral e Juazeiro do Norte, no Ceará, tiveram o cronograma para o desligamento do sinal analógico de TV adiado novamente. Agora, o plano é de iniciar a partir desta terça-feira, 28, seguindo em um processo gradual até o dia 31 de outubro (a data original era justamente 28 de agosto). A decisão foi tomada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), durante reunião nesta segunda, 27. O motivo é que ambos o municípios não atingiram os 90% de digitalização dos domicílios, percentual necessário para autorizar o desligamento.

De acordo com informações da Anatel, o Ibope Inteligência realizou pesquisa em Juazeiro do Norte e entorno entre os dias 14 e 24 de agosto. A amostra contou com 1.008 entrevistas, 504 no entorno, totalizando 1.512 entrevistas. A pesquisa apontou que 87% dos domicílios contam com sinal digital. Em Sobral e cidades do entorno, a pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 24 de agosto. A amostra contou com 749 entrevistas, 504 no entorno, totalizando 1.092 entrevistas. A pesquisa mostrou que 84% dos domicílios contam com sinal digital.

Na capital Fortaleza, o sinal analógico já foi desligado em setembro de 2017, juntamente com Salvador. Naquela época, a expectativa era de que Sobral e Juazeiro do Norte tivessem o desligamento junto com as capitais. No entanto, a pesquisa Ibope apontou que o percentual de digitalização era muito abaixo dos 90% (73% e 76% respectivamente).

Notícias relacionadas

Com o desligamento do sinal analógico de TV, haverá a liberação da subfaixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta analógica. A radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço móvel de 4G no Brasil.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!