O levantamento realizado pelo departamento de Defesa e Proteção do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça revela que o maior número de demandas nos Procons referentes a reclamações nos aparelhos nos últimos seis meses foi de clientes da Samsung. A fabricante é citada em 29,36% dos registros de problemas, seguida pela LG, com 25,38%. Em terceiro lugar no ranking de reclamações aparece a Nokia, com 21,19% das demandas, e em quarto lugar, a Sony Ericsson, com 15,51%. A empresa menos reclamada entre os fabricantes de celular foi a Motorola, com 8,56%. As demais fabricantes não foram medidas.
Todas as empresas, no entanto, apresentaram o mesmo padrão de problemas sob a ótica do consumidor: problemas com a cobertura e abrangência das garantias dos aparelhos e defeitos nos equipamentos. Esses dois itens representam 75% de todas as demandas apresentadas contra este segmento.
A análise mês-a-mês também revelou que os problemas têm sido crescentes para a maior parte das empresas. Apenas a Sony Ericsson apresentou uma trajetória contínua de redução das reclamações nos últimos seis meses, embora tenha invertido essa tendência no último mês de análise (julho). Para o diretor do DPDC, Ricardo Morishita, o retrato apresentado no levantamento deixa claro que há um comportamento reiterado das empresas de descumprimento das regras e contratos dos consumidores. "Não tenho dúvidas de que temos aqui um problema de total desrespeito às regras de qualidade na relação com o consumidor", declarou ao apresentar os dados do estudo.
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