Maior desafio tributário está nos Estados, lembra Germano Rigotto

Nenhuma discussão sobre o futuro das telecomunicações escapa da questão tributária. Por um motivo simples: a carga de impostos e taxas sobre as empresas do setor é da ordem de 43%. Durante as discussões do 53º Painel Telebrasil, realizado nesta quinta, 27, no Guarujá/SP, o ex-governador Germano Rigotto, que relatou a proposta de reforma tributária no Congresso no governo FHC e hoje coordena o grupo que trata do assunto no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo, foi enfático ao afirmar que o grande desafio é como o setor de telecomunicações deve abordar a questão tributária no nível estadual. Ele destacou que o ICMS sobre o setor de telecom representa em média 12% da arrecadação das unidades da federação. O ex-governador lembrou que nem no governo FHC nem no governo Lula foi possível vencer o medo de perda de arrecadação e avançar sobre uma reforma que simplifique a estrutura tributária. Rigotto conclamou o setor de telecomunicações a apoiar a reforma tributária que atualmente tramita no Congresso.
Para João Cox, presidente da Claro e diretor da Telebrasil encarregado de comentar a provocação de Rigotto, um pacto tributário poderia ser buscado no âmbito de um Plano Nacional de Banda Larga como o que está sendo proposto pelo Ministério das Comunicações.
Antônio Valente, presidente da Telefônica e da associação Telebrasil, diz que o setor de telecomunicações concorda com a proposta de simplificar a estrutura tributária nacional, e que nesse sentido não há oposição à reforma tributária, mas ainda que o objetivo do texto não seja resolver distorções setoriais, no caso de telecom, onde a carga é excessivamente maior do que a média de outros setores, é fundamental que haja uma ação imediata. "A reforma colocada não busca equilibrar a carga tributária, mas sim simplificar a estrutura, e isso tem o nosso apoio. Mas no nosso caso, isso não é suficiente, por isso achamos que o projeto de reforma tributária precisa ser aprimorado". Ele lembra que as empresas de telecomunicações precisam ser vistas como prioridade para um projeto nacional de banda larga e por isso devem ser tratadas de forma diferenciada com redução da carga, e não aumento.

Notícias relacionadas
Valente explicou que mesmo nos casos em que os Estados aceitaram reduzir o ICMS sobre banda larga (São Paulo, Distrito Federal e Pará), ainda existe uma dificuldade de desenvolvimento de produtos de baixo custo pois a redução tributária não incide sobre toda a cadeia. "Ainda existe a necessidade de reduzir o custo dos investimentos", disse Valente. Ou seja, para as empresas apenas o aumento de base não seria suficiente. Também existe uma preocupação de que os usuários de planos não enquadrados na redução tributária migrem para aqueles que terão o incentivo, o que, na visão das empresas, poderia causar canibalização da base.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!