Vendas mundiais cresceram 11,8% no segundo trimestre, diz Gartner

As vendas mundiais de telefones celulares alcançaram 305 milhões de unidades no segundo trimestre do ano, um aumento de 11,8% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com relatório do Gartner divulgado nesta quarta-feira, 27. As vendas nos mercados maduros como o oeste da Europa e América do Norte se recuperaram depois de um início difícil. No oeste da Europa as vendas atingiram quase 42 milhões de unidades enquanto que a América do Norte ultrapassou os 44 milhões de unidades no segundo trimestre do ano.
As vendas na América Latina ultrapassaram a casa dos 38,5 milhões de unidades no segundo trimestre de 2008, o que representa um aumento de quase 19% na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar do crescimento, a analista de termináveis móveis Tuong Nguyen, afirma em nota que "o desempenho da região no trimestre foi abaixo da expectativa principalmente pelo grande crescimento apresentado no primeiro trimestre do ano e pela baixa demanda deste trimestre, que gerou altos níveis de produtos estocados uma vez que os fabricantes não materializaram todas as vendas previstas".
A Nokia continua liderando o mercado com 39,5% de market share seguida pela Samsung (15,2%), Motorola (10%), LG (8,8%) e Sony Ericsson (7,5%). Todos os fabricantes aumentaram sua fatia de mercado com relação ao segundo trimestre de 2007, menos a Motorola que perde 4,5 pontos percentuais, o que lhe custou a segunda posição no ranking. De acordo com o Gartner, o portfolio da Motorola continua não competitivo por conta deficiências no portfólio 3G e falta de aplicações "quentes" como GPS e um browser de internet de boa qualidade. Na ausência dessas funcionalidades, a Motorola corre o risco de ter de baixar o preço dos seus produtos para se manter competitiva, avalia o Gartner.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!