Entidades de telecom defendem direito de passagem após ação da PGR

Nove entidades da cadeia de telecom divulgaram nesta segunda-feira, 27, uma carta manifestando "preocupações" com uma possível mudança na Lei Geral de Antenas (13.116/2015) que impeça a gratuidade do direito de passagem. A manifestação ocorre após a Procuradoria-Geral da República (PGR) questionar a constitucionalidade do mecanismo no Supremo Tribunal Federal (STF).

O manifesto das associações é assinado pelo SindiTelebrasil (que representa as principais operadoras), a Abrint (das provedoras regionais), a TelComp (de operadoras corporativas e de atacado) e a Abrintel (das detentoras de infraestrutura de torres), além de Contic, Fenainfra, Fenainfo, Associação Neo e Febratel.

Na nota, o grupo lembrou que a construção e operação de torres e redes de fibra ótica (backbones ou backhauls) está em grande parte assentada ao longo de ferrovias, rodovias, ruas e avenidas, merecendo "atenção adequada na lei federal 13.116/2015, que apontou, em seu artigo 12, a necessária gratuidade no exercício do direito de passagem assegurando a plenitude de seu uso enquanto bem de uso comum do povo".

Notícias relacionadas

É justamente este artigo que foi questionado em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) do PGR. Para o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, a situação violaria a autonomia dos entes federados (como municípios ou estados) ao retirar a prerrogativa destes disporem de bens integrantes de seu patrimônio jurídico. O ministro do STF Gilmar Mendes está com a relatoria do pedido da PGR, presente na ADI 6482.

5G

Para o grupo de associações de telecom, contudo, qualquer alteração na lei federal 13.116/2015 vai "comprometer a segurança jurídica e a estabilidade necessários ao ambiente de negócios", abalando a confiança na efetividade dos investimentos já realizados e afastando aqueles que estão previstos.

Um dos reflexos seria sobre o 5G, uma vez que compromissos de abrangência sugeridos na minuta do edital do leilão de 2021 são "justamente direcionados para cobertura em rodovias e localidades remotas, as quais exigirão mais investimentos pela eventual alteração da Lei e serão implantados em cenário de esperada crise econômica pós-pandemia de covid-19".

Desde a inclusão do direito de passagem na Lei das Antenas, o setor de telecomunicações e o governo federal têm trabalhado por uma regulamentação que evite a judicialização do tema. Na ocasião do desdobramento do antigo MCTIC com o Minicom (agora responsável pelo assunto), o agora ministro do MCTI, Marcos Pontes, afirmou que o decreto sobre o assunto estava em análise dentro de outros ministérios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!