Brasil e Chile assinam acordo de cooperação prevendo 5G e saída de dados para Ásia

Ministro das Relações Exteriores do Chile, Teodoro Ribera. Foto: Divulgação

Os governos do Brasil e do Chile assinaram um memorando de entendimento (MoU) de cooperação na área de telecomunicações e economia digital. A parceria prevê atuação em Internet das Coisas (IoT), 5G, inteligência artificial e aplicações. Conforme o Ministério das Relações Exteriores chileno, o MoU visa também contexto da infraestrutura dos dois países, em especial a cabos submarinos.

O governo do Chile diz que a assinatura é um passo para que a América do Sul se conecte com a  região da Ásia-Pacífico, por meio de um "futuro cabo submarino". "O instrumento de cooperação que assinamos permite sustentar politicamente esta ambição", declarou o ministro chileno, Teodoro Ribera, em comunicado. Ele afirma que é esperado que outros países latino-americanos possam aderir à iniciativa

O acordo foi assinado na sexta-feira, 24, em videoconferência, por Ribera e o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo. O Itamaraty fala que a intenção é de "aprofundar a cooperação bilateral em áreas estratégicas para os dois países, tais como conexão digital, infraestrutura de telecomunicações, conectividade e fluxo de dados entre os dois países".

Notícias relacionadas

Ainda segundo o Itamaraty, esse documento poderá "fortalecer e expandir" o mercado regional, com convergência de agendas digitais da Aliança do Pacífico e do Mercosul. Menciona ainda que o MoU também pretende conectar esse mercado regional para outros continentes. Curiosamente, não menciona a saída de tráfego para a Ásia. 

"Estamos dando um passo fundamental para consolidar os laços estratégicos entre nossos países", disse o chanceler Ribera, destacando que o Brasil produz 60% do tráfego de dados na América do Sul, além de ser um hub regional graças à saída de cabos submarinos pelo Atlântico. "A importância do projeto é mais destacável do que nunca nestes tempos de pandemia e suas sequelas, porque estamos dando sinais de compromisso com a reativação econômica, o investimento, a integração a colaboração científica digital e os sinais de compromisso com o futuro de nossas sociedades cada vez mais digitais", completou.

Os termos do MoU não foram divulgados. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!