A pedido das teles, Anatel prorroga consulta sobre espectro adicional para 5G

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 27, um despacho com uma prorrogação de 30 dias na consulta pública da Anatel sobre as condições de uso da faixa de 3,3 GHz a 3,7 GHz – incluindo os 100 MHz adicionais que constam na proposta do edital do leilão de 5G. A decisão da agência contemplou solicitações feitas pelo SindiTelebrasil, Claro e Oi.

Dessa forma, a consulta (CP nº 50) recebe contribuições até o dia 31 de agosto, e não mais até 31 de julho. Ao prorrogar o procedimento, a Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel reconheceu que "há que se apontar que os testes em campo sobre a convivência entre os sistemas IMT operando na faixa de 3,5 GHz e os serviços de satélite na banda C adjacente […] podem afetar os regramentos objeto da presente proposta".

"Esses testes serão um subsídio importante para complementar os extensos estudos que já foram conduzidos sobre o tema (envolvendo Anatel, prestadoras, exploradoras de satélites, fabricantes, radiodifusores e academia), de modo que a definição dos requisitos técnicos e operacionais e as regras de convivência se dê, ainda, com embasamento técnico mais reforçado", completou a superintendência.

Notícias relacionadas

Operadoras

A decisão está em linha com solicitação das empresas do setor. Ao pedir a prorrogação de 30 dias, o SindiTelebrasil lembrou que, com o forçoso período de paralisação dos testes de campo em virtude da pandemia da covid-19, esses testes foram retomados no laboratório do CPqD e "avançam fortemente para demonstrar a viabilidade da solução técnica de mitigação de interferências prejudiciais, porém, ainda pendentes de conclusão".

A Claro, por sua vez, destacou que, como o leilão 5G só será realizado em 2021, um prazo adicional poderia ser concedido sem prejuízo ao processo. Já a Oi ainda julgou necessária a conclusão, por entidades como o Sindisat, de estudos para detalhamento sobre limpeza da faixa estendida até 3,7 GHz e mitigação de interferências que afetem os circuitos profissionais de satélite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!