Brasil impulsiona crescimento da Telecom Italia no semestre

Ainda sem um novo CEO após a saída de Flavio Cattaneo, a Telecom Italia divulgou nesta quinta-feira, 27, balanço financeiro referente ao primeiro semestre deste ano com aumento nas receitas especialmente por conta do desempenho da TIM Brasil, sua controlada. O grupo italiano registrou 9,772 bilhões de euros no primeiro semestre, aumento de 7,4%. Enquanto as operações domésticas aumentaram 3,4% e somaram 7,494 bilhões de euros, as do Brasil cresceram 23,4% e fecharam junho com 2,293 bilhões de euros, representado assim 23,5% do total de receitas da companhia.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBTIDA) foi de 4,114 bilhões de euros, um aumento de 10,4% em relação ao primeiro semestre de 2016. A margem EBTIDA subiu 1,1 ponto percentual e ficou em 42,1%. Por sua vez, o lucro operacional foi de 1,871 bilhão de euros, aumento de 10,9%. O lucro líquido nos seis primeiros meses do ano foi de 2,016 bilhões de euros, um aumento de 3,68%.

A dívida liquida em junho era de 25,104 bilhões de euros, 15 milhões a menos do que o registrado no final de dezembro do ano passado.

Notícias relacionadas

Por meio de comunicado, o chairman executivo do grupo italiano e CEO da controladora Vivendi, Arnaud de Puyfontaine, enfatizou que "os resultados dos primeiros seis meses do ano constituem uma fundação sólida para a segunda fase do plano de relançamento da TIM (Telecom Italia) que, eu sinto, vai satisfazer os stakeholders do grupo". Ele se comprometeu a continuar a investir em infraestrutura e desenvolvimento de serviços convergentes. De saída, Flavio Cattaneo disse: "Eu deixo a companhia melhor do que quando entrei, como os resultados mostram, com gestão forte e com mais compreensão das possibilidades". Um novo nome para substituir o executivo ainda não foi anunciado.

Planos

Em sua previsão financeira para o ano de 2017, a Telecom Italia espera manter o processo de transformação caracterizado por "forte disciplina financeira para apoiar o desenvolvimento", com foco em novas redes e plataformas, além de eliminar custos menos importantes estrategicamente. "A meta é garantir crescimento estrutural no volume de negócios e no EBITDA e afirmar a TIM (Itália) como ponto de referência no mercado", diz a empresa em comunicado.

No Brasil, o plano é o "relançamento da TIM Brasil" com o reposicionamento baseado em qualidade de rede e ofertas, pretendendo confirmar liderança no segmento pré-pago enquanto compete no pós-pago. A Telecom Italia espera aumentar a criação de infraestrutura de ultra banda larga móvel (LTE-Advanced), chegando ao fim do triênio 2017-2019 com 95% da população brasileira com acesso 4G, ou 3,6 mil cidades. Cita também o "desenvolvimento de ofertas convergentes graças em parte a acordos com principais produtores de conteúdo premium", mas não especifica quais seriam os parceiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!