TV por assinatura ganha nota 7,14 dos usuários, aponta pesquisa

A satisfação do consumidor com o serviço de TV por assinatura recebeu média de 7,14 numa escala de zero a 10, conforme pesquisa de satisfação do usuário, realizada em 2016 e publicada recentemente pela Anatel. O resultado é superior à média alcançada pelos demais serviços de telecomunicações – telefonia móvel, celular, banda larga fixa e móvel – que ficou em 6,7, de acordo com pesquisa divulgada no mês de março.

A nota individual mais alta entre as nove prestadoras analisadas é para a pequena Nossa TV (8,59), do missionário R.R. Soares, que detém 127,9 mil assinantes. Na segunda colocação vem a Claro TV, com 7,23 pontos, praticamente a mesma situação da Sky, que obteve 7,21.

A terceira posição é dividida pela Vivo (7,13), Net (7,08) e GVT (7,06). Enquanto na quarta colocação estão empatadas as operadoras Algar (6,91), Oi (6,90) e Blue (6,82).

Notícias relacionadas

Para chegar a esses números a pesquisa avaliou indicadores de qualidade percebida, relativos às áreas de relacionamento do usuário com a prestadora, como Oferta e Contratação, Funcionamento, Cobrança, Canais de Atendimento, Atendimento Telefônico, Capacidade de Resolução e Reparo e Instalação.

A média obtida pelo indicador Oferta e Contratação é de 7,24, com melhor pontuação para Nossa TV (8,95) e pior nota da Oi (6,80). Na análise de Funcionamento, a nota média ficou em 8,05, com destaque de novo para a Nossa TV (8,44). A Blue (7,32) ficou com a última posição nesse quesito.

No indicador sobre Cobrança, que teve média de 7,51, a Nossa TV ficou perto da nota máxima, com 9,31, enquanto a Oi, com 7,08 ficou na lanterna. No quesito Canais de Atendimento, com média 7, a Nossa TV novamente se destaca, com nota 8,98. Na outra ponta, a Oi obteve 6,45 pontos.

O indicador Atendimento Telefônico teve a pior média, de 6,49, com a Nossa TV com a melhor pontuação (8,66) e a Oi com a pior (5,87). A capacidade de resolução dos problemas pelas operadoras também obteve uma média baixa, de 6,51, de novo com a Nossa TV (8,26) e Oi (6,10) em posições opostas.

No quesito Reparo e Instalação, a média alcançada foi de 7,43, com destaque mais uma vez da Nossa TV, que alcançou nota 8,58. Na posição oposta empataram a Blue e a Sky, com 6,95 pontos.

Para se chegar a esses resultados foram realizadas 47.767 entrevistas telefônicas com clientes de todos os estados da federação, das prestadoras Algar, Blue, Claro, GVT, NET, Nossa TV, Oi, Sky e Vivo.  As operadoras Claro, GVT, NET, Sky e Oi possuem maior abrangência, enquanto as demais são limitadas a UFs e DDDs específicos: Algar (2 UFs), Blue (5 UFs), Nossa TV (4 UFs) e Vivo (1 UF). A coleta de dados ocorreu no período de janeiro a fevereiro de 2016.

Veja aqui o relatório completo da pesquisa.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Lucia, deveriam medir o quanto eles recomendam o serviço a amigos e familiares, e não apenas a satisfação. A recomendação é bem mais profunda que a satisfação. Mede a lealdade. Isso chama Net Promoter Score. Abraços

Deixe um comentário para Tomás Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!