Deutsche Telekom quer fusão das redes fixas e móveis

5G

 

Durante o encontro trimestral em Berlim nesta quarta-feira, 27, do Broadband Forum, entidade sem fins lucrativos dedicada à engenharia e padronização da banda larga, a operadora alemã Deutsche Telekom alertou a indústria para a necessidade de uma "convergência real entre redes fixas e móveis" para uma experiência única aos consumidores. O argumento da gerente executiva de programa 5G da tele, Antje Williams, é de que redes agnósticas no acesso são componentes vitais para "liberar o potencial total da 5G", tornando-as mais transparentes para o usuário. Para tanto, pede mais colaboração entre os diferentes órgãos de padronização, incluindo comunidades de código aberto.

Em comunicado, Williams ressalta que a rede móvel não será capaz de suportar sozinha a quantidade de desafios e de tráfego do futuro. "Hoje, uma porção muito maior (do tráfego) é transportada por meio de redes fixas e nós acreditamos fortemente que a solução para o futuro tem de ser uma combinação das duas, ou redes de acesso agnósticas", declara a executiva da Deutsche Telekom. Isso significa que o usuário não perceberia a diferença entre o acesso móvel e Wi-Fi, por exemplo.

Notícias relacionadas

Williams analisa que a padronização dos dois tipos de rede hoje é feita separadamente, e que é necessário mais alinhamento para trazer mais conveniência ao consumidor. Desta forma, ela pede aos membros do Broadband Forum que comecem a trabalhar para tentar organizar isso de forma melhor.

No comunicado a entidade diz que corrobora as afirmações da operadora alemã e que após a reunião em Berlim deverá elaborar um plano para reforçar o compromisso de abraçar o melhor do desenvolvimento de padrões e de códigos abertos. "Tenho certeza que nossos membros vão se erguer ao desafio colocado pela Deutsche Telekom hoje e isso reforça a importância do trabalho que já estamos fazendo em SDN (redes definidas por software), NFV (virtualização de funções de rede), acesso ultrarrápido e 5G", diz o CEO do fórum, Robin Mersh.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!