NIC.Br diz que não se opõe ao uso de mitigação para IPv4, mas reforça que é paliativo

Em matéria publicada por TELETIME no dia 10 de junho sobre a utilização do Carrier Grade NAT para prolongar a vida do IPv4, afirmou-se que o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) "não recomenda o uso de NAT, ainda que esta seja a solução adotada pelas operadoras para compensar a escassez dos endereços IPv4". Em comunicado enviado a este noticiário, o NIC.br explica que não se opõe à utilização desses equipamentos de mitigação enquanto o IPv6 não puder ser adotado em massa.

Notícias relacionadas
"Não somos contrários ao uso de técnicas de transição pelas operadoras", explica a entidade no comunicado. "O NAT444 (ou CGNAT) é necessário nesse momento de exaustão dos endereços IPv4, uma vez que não existem outras alternativas viáveis enquanto não houver ampla adoção do IPv6". O NIC.br reforça, entretanto, que não recomenda a adoção isolada do CGNAT, considerando que é um recurso "paliativo como um dos elementos das etapas de adoção definitiva do IPv6".

"CGNAT é uma técnica de transição complexa, cara, e, a longo prazo, nociva para a Internet. Estamos em contato com as operadoras e seus representantes há anos para que a adoção de IPv6 seja acelerada e estamos de acordo com essas entidades sobre o passos necessários para a atual fase", diz o comunicado. Em abril, o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, disse sobre a questão: "Agora estão tentando de novo com carrier de NAT, mas isso tem efeitos colaterais e eu acho que protelar isso (migração para o novo protocolo) não seria bom para ninguém. Deveríamos entrar no mundo limpo do IPv6".

Conforme explicado por este noticiário, a adoção do CGNAT não é uma solução, já que a técnica de mitigação tem problemas, como a dificuldade de rastrear o tráfego quando determinado por autoridades policiais ou o registro dos logs, impossibilitando a identificação correta de endereços de IP de máquinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!