China faz primeira chamada de voz e vídeo sobre TD-LTE com dispositivo comercial

Um importante avanço para a oferta comercial de voz e vídeo sobre Time Division Long-Term Evolution (TD-LTE) foi demonstrado nesta quinta, 27, pela Ericsson em Xangai, na China. A companhia sueca conseguiu efetuar chamadas de voz sobre a rede LTE (VoLTE) com qualidade HD em smartphones comerciais comuns, utilizando um Sony Xperia SP M35t, aparelho recém-anunciado para o mercado chinês. O país asiático ainda aguarda o lançamento da rede 4G, que deve acontecer em breve pela China Mobile.

Para conseguir a demonstração, a Ericsson usou uma conexão com nós no centro de competência VoLTE na Coreia do Sul, utilizando a infraestrutura de rede core e de rádio de fim-a-fim da própria companhia. O feito é relevante porque a China vai lançar a maior rede TD-LTE do mundo e isso mostrará a viabilidade do uso de voz e vídeo com essa tecnologia. No Brasil, empresas como a On Telecom e a Sky utilizam redes TD-LTE.

E o lançamento do TD-LTE por lá não deverá demorar. Segundo o periódico China Daily, a operadora China Mobile anunciou um edital no dia 21 de junho planejando comprar 207 mil estações radiobase (ERBs) em 31 províncias pelo país até o final do ano. Mais 390 mil ERBs seriam adquiridas até o final de 2014, cobrindo cem cidades.

O padrão TD-LTE permite o uso assimétrico de espectro não-pareado, enquanto a tecnologia mais comum, o frequency division (FD-LTE), necessita de espectro pareado, com duas frequências alocadas por cada canal de transmissão e recepção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.