Governo brasileiro pretende explorar terras raras

O governo brasileiro estuda acelerar a mineração de terras raras, disse o ministro da Ciência e Tecnologia Aloísio Mercadante, na tarde desta segunda-feira 27.
Durante almoço com empresários, em São Paulo, o ministro afirmou que o País tem olhado "com lupa" para as reservas brasileiras do material, utilizado na fabricação de telas e componentes de tablets, computadores e celulares. "Vamos fazer um esforço muito grande neste sentido, porque temos grandes fontes deste recurso", disse.
Segundo Mercadante, a exploração de terras raras no Brasil declinou nas últimas décadas por conta da inviabilidade econômica da mineração do produto.

Notícias relacionadas
Entretanto, o aumento da atenção brasileira à questão das terras raras vem num momento em que a China aumenta as restrições para importação do produto — o país asiático detém mais de 90% da produção mundial do material.
Segundo o ministro, a produção nacional de terras raras pode ajudar no objetivos do Brasil, em meio ao empenho do governo para atrair fabricantes internacionais de tablets, telas LCD e lâmpadas de LED, para o País.
ZTE
Nesta segunda-feira, 27, o comando mundial da chinesa ZTE afirmou que a empresa investirá US$ 250 milhões no Brasil até 2014, na produção de tablets. Os primeiros aparelhos devem sair a partir de agosto e os celulares ficarão prontos a partir de setembro. A fábrica da empresa será em Hortolândia, interior de São Paulo. Segundo a empresa a meta é fabricar num primeiro momento cem mil tablets por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!