Anatel diz que consultoria internacional será licitada em agosto

O superintendente de serviços privados da Anatel, Jarbas Valente, afirmou no 3º Congresso GSM Brasil, realizado no Rio de Janeiro esta semana, que a licitação para a contratação da consultoria internacional que traçará o modelo da terceira geração para o Brasil deverá ocorrer entre os meses de agosto e setembro deste ano.

Cronograma

Pelo cronograma da agência, a regulamentação da 3G deverá estar preparada até junho do ano que vem. A partir daí, segundo Jarbas, ocorrerá o processo licitatório das faixas de freqüência, que deverá estar concluído até o início de 2005. Na avaliação do superintendente, em 2007 entram em operação comercial as primeiras prestadoras 3G do Brasil.

Notícias relacionadas
A Anatel não tem nada definido em relação à 3G até o momento, a não ser sobre o espectro. Já está definida a faixa a ser ocupada (1,9 GHz a 2,1 GHz), com 55 MHz de upload e 55 MHz de download, o que é quase o padrão estabelecido pela União Internacional de Telecomunicações (ITU), que é de 60 MHz para upload e download.
Quanto às novas licenças, regiões geográficas, expedição de outorga e faixa de operação (se em 10 MHz ou em 15 MHz), isso tudo será definido pela consultoria a ser contratada, diz Jarbas Valente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!