O Ministério das Comunicações deve formar nesta semana o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) que dará início à construção do Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID). O anúncio foi feito durante a abertura do 15º Fórum da Internet no Brasil, evento que teve início na última segunda-feira, 26, e que também marcou a celebração dos 30 anos do Comitê Gestor da Internet (CGI.br).
"A formalização do grupo será concluída até o fim desta semana. Em seguida, abriremos as inscrições para as Câmaras Temáticas, que serão formadas até o final de junho, quando também realizaremos a primeira reunião oficial do GTI. Este será o marco inicial de um trabalho coletivo em prol de um Brasil verdadeiramente conectado", explicou o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira.
O PNID pretende estruturar um plano nacional que sirva de bússola para as políticas públicas de inclusão digital nos próximos anos, com foco na equidade, conectividade e soberania digital. O documento-base do plano deverá guiar as próximas etapas da iniciativa.
Governança da Internet
O ministro também homenageou o CGI.br, destacando o papel do comitê na construção de um modelo de governança multissetorial da internet reconhecido internacionalmente.
"O CGI.br transformou o pluralismo em um valor prático. Uniu setores distintos, construiu pontes, promoveu escuta e fortaleceu o papel da sociedade civil na governança digital. Foi com essa base que o Brasil consolidou um modelo respeitado internacionalmente, que continua sendo referência", concluiu.