O Conselho Diretor da Anatel aprovou a nomeação da portuguesa Sandra Maximiano para compor o Conselho Superior do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (CS-Ceadi), como representante da sociedade civil e da academia.
Ela é economista e atual presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de Portugal. Na cadeira, Sandra Maximiano terá a missão de contribuir para assessorar, debater e deliberar sobre questões estratégicas relacionadas às comunicações digitais e inovações tecnológicas.
De acordo com a Anatel, agora as mulheres são maioria entre os integrantes do CS-Ceadi com a nomeação de Sandra. O Regimento Interno do Ceadi estabelece a presença de no mínimo sete mulheres no conselho. Atualmente, com a chegada de Sandra, esse número subiu para oito.
Carreira
A nova integrante do CS-Ceadi tem extensa carreira tanto no setor público quanto no acadêmico. Ela é licenciada e mestre em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa. Completou ainda doutorado em Economia na Universidade de Amsterdã, seguido de um pós-doutorado na Universidade de Chicago.
Hoje, Sandra Maximiano é professora associada no ISEG, além de co-coordenadora do XLAB – Laboratório de Investigação Comportamental e do Mestrado em Economia. Presidente do Ceadi, Alexandre Freire afirmou em nota que a rica trajetória de conhecimentos e experiências da profissional marcam uma nova etapa no Conselho Superior da think tank.
"Com uma carreira que inclui atuação como docente, presidência do conselho de uma agência reguladora e colaborações como articulista em veículos renomados na Europa, Sandra consolidou-se como uma liderança comprometida com valores como igualdade, sustentabilidade e responsabilidade social. Pautas que estão alinhadas com o plano estratégico da Anatel", afirmou Freire.