Brisanet alerta para leis municipais que exijam enterramento de cabos

José Roberto Nogueira, fundador da BrisaNet. Foto: Marcelo Kahn

Mesmo com as consultas públicas já encerradas, a discussão do compartilhamento de postes ainda continua rendendo no setor, que já enxerga futuros cenários, como barreiras proporcionadas por legislações locais. Em participação da plateia durante painel com o tema no Encontro Abrint 2022 nesta sexta-feira, 22, o presidente da Brisanet, José Roberto Nogueira, levantou a questão de determinações legais para enterramento da fibra.

Nogueira citou uma situação em "uma cidade grande" em que a administração pública ficou esperando os setores elétrico e de telecomunicações chegarem a um denominador. "Como não resolveram isso, [a gestão pública] colocou a obrigação legal de que até 2030, tem de estar tudo enterrado", afirmou. 

Por conta disso, ele alertou para a possível proliferação de medidas semelhantes, que obriguem os dois setores a lidar com o problema de forma mais urgente. A avaliação é que o modelo adotado pela cidade citada poderia facilmente se espalhar para outros municípios, ainda que em algumas localidades o custo do enterramento não tenha como ser compensado.

Notícias relacionadas

O executivo da Brisanet questionou a viabilidade de ter em oito anos todo o cabeamento, tanto da fibra quanto da energia, no subsolo. Ele chegou a conclusão de que não seria possível realizar uma operação destas sem aumentar a conta para o consumidor, tanto da parte das operadoras quanto das distribuidoras. 

"Temos que chegar a um acordo. Não se resolve com [ajuste no] valor", destaca Nogueira. Ele citou a apresentação do assessor de regulação da Abradee, Lucas Malheiros, que disse que a maior parte do pagamento pela ocupação dos postes não fica com as distribuidoras. "Mas até hoje o setor elétrico não fez mapeamento. E acredito que não vai assumir essa responsabilidade.", criticou. Em março, o executivo afirmou que a Brisanet precisa dedicar 6% do faturamento apenas para as despesas de uso de postes.

3 COMENTÁRIOS

  1. Sei que minha opinião não vale nada ….. Porque não viram isso antes de ter essa parafernalha
    de cabos penturados nos postes.
    Apenas uma opinião…..

  2. O texto usa "aterramento" e "enterramento". No caso em questão trata-se de "enterramento", ou seja, manter os cabos no subsolo, ao invés de pendurado em postes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!