Conif e Contic realizam primeiro curso para alunos e professores de federais no Painel Telebrasil

A parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) anunciada no final do ano passado, para a capacitação de mão de obra na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), prepara o seu primeiro curso para setembro, que deve acontecer simultaneamente ao Painel Telebrasil.

Durante os dias do evento será ofertado um curso de qualificação em TIC com certificação que envolverá temas como 5G, IoT, redes de fibra óptica, segurança cibernética, voltado para estudantes e professores dos Institutos Federais (IFs) vinculados ao Conif. Detalhes da programação ainda serão divulgados pelas entidades. Também será permitida a participação do público em geral.

O curso será a distância, por conta da situação de pandemia, mas também pela efetividade das ferramentas digitais e virtuais, segundo afirmou Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital e da ConTIC. "No curso, vamos transmitir para o aluno dos IFs uma visão prática de como funciona o setor de telecomunicações hoje. Como funciona o 5G, as transformações digitais que está em curso sobre isso".

Notícias relacionadas

Qualificação

A parceria entre a Contic e o Conif, aponta Ferrari, tem como foco despertar nos alunos e professores da rede de ensino dos Institutos Federais o interesse no setor de tecnologia da informação e comunicação e qualificar mão-de-obra para o futuro mercado que passa por uma transformação digital.

"A parceria visa envidar esforços para despertar nos alunos o interesse no setor. Ao mesmo tempo que o setor tem o desejo de ter despertado nos alunos o interesse por ele. Essa experiência é a união do setor produtivo, do setor acadêmico e técnico para esse público", afirmou o executivo ao TELETIME.

Vivien Suruagy, presidente da ConTIC, destaca a importância dessa parceria para quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho e para as empresas que irão receber esses profissionais. "Há uma necessidade de mão de obra qualificada no setor de tecnologia da informação e comunicação e a evolução tecnológica intensificará ainda mais a busca por profissionais capacitados para atuar num setor dinâmico e com muitas oportunidades."

Os professores desse curso serão todos os especialistas que atuam no mercado, que estão nas empresas. Isso reduz bastante os custos e coloca em contato com esse públicos pessoas com expertise nos temas abordados, apontou o presidente executivo das entidades setoriais.

Também está previsto um webinar com as áreas de RHs das empresas para o público em geral saber que tipo de profissional será necessário para atuar no setor de telecomunicações do futuro. "No webinar, as empresas falarão que tipo de profissional elas estão procurado, para as pessoas saberem que tipo capacitação será necessária para ocupar estes postos de trabalho, assim como, que profissional as empresas querem em seus quadros, e que com qual qualificação", disse Ferrari.

"A inovação e a pesquisa são temas estruturantes na Rede Federal. Essa aproximação com o setor produtivo e as suas demandas faz com que nossas instituições produzam mais pesquisa de ponta e formem, cada dia mais, profissionais altamente qualificados. Com o desenvolvimento de ações conjuntas com a ConTic, iremos explorar novas possibilidades e fomentaremos o desenvolvimento dos nossos estudantes, docentes, bem como das comunidades e arranjos produtivos locais", explica Sônia Regina, presidente do Conif.

Prêmios

Marcos Ferrari disse ainda que está previsto para agosto a publicação de um edital que premiará os melhores projetos voltados para soluções de TIC. "A ideia é que eles se deparem com problemas práticos, para oferecem soluções para os problemas que eles detectarem no curso durante o painel. E esses problemas [serão convertidos em] projetos que podem ser premiados pelo edital", afirmou.

E a parceria entre a Contic e o Conif não se resume a esses cursos. "Tudo que estamos fazendo agora é para formar elementos, para no futuro, discutir diretrizes curriculares com esses centros educacionais. E também está nos planos fazer um curso de extensão nos IFs para os nossos trabalhadores", finalizou Marcos Ferrrari.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!