Acessos wireless serão mais de dois terços do total de conexões no mundo em 2019

Apesar de grande crescimento no acesso móvel no mundo, a maior parte do tráfego IP será transitada em redes Wi-Fi. É o que diz o estudo Cisco Visual Network Index (VNI), divulgado nesta quarta-feira, 27: o acesso fixo via Wi-Fi será responsável por 53% de todo o tráfego global em 2019, um crescimento de 23% em taxa de crescimento anual composto (CAGR).

Notícias relacionadas
A Cisco detalha que a maior parte do total do tráfego IP, 36%, será de acesso Wi-Fi para dispositivos sem conexão móvel (como tablets ou laptops), um aumento de 21,1% CAGR em relação a 2014. Já para os aparelhos com conectividade 3G/4G, o tráfego Wi-Fi crescerá mais: 67,5%, ou 17% do total de todo o tráfego IP. Já o acesso fixo com fio será ainda 33%, um aumento de 11,4%. A rede móvel será responsável por 14% de todo o tráfego IP global, crescimento de 57,3%. Isso significa que, somando o acesso em redes 3G e 4G com as conexões via Wi-Fi, mais de dois terços (ou 67%) do total de conexões será wireless no mundo em 2019.

No corte do Brasil, o Wi-Fi terá maior participação, sendo responsável por 55% do total do tráfego IP em 2019. As conexões fixas com fio ainda serão 31%, enquanto os acessos móveis ficarão em 14%. "Parece pouco, mas a disponibilidade do recurso tem aspecto tecnológico e econômico levados em consideração", explica o diretor do segmento operadoras da Cisco, Hugo Baeta Santos. Segundo ele, atualmente a proporção de acessos móveis é de cerca de 5%.

Em se tratando de acesso à Internet no mundo, o share muda: em 2019, 81% serão wireless, contra 61% em 2014. A divisão de acessos no restante será de 18% em redes móveis, 19% em fixos, 21% de tráfego via Wi-Fi para dispositivos 3G/4G e 42% para aparelhos apenas com conexão Wi-Fi.

Hotposts

O estudo VNI da Cisco cita o levantamento da Maravedis Rethink e da iPass Inc., que diz que haverá 341 milhões de hotspots Wi-Fi no mundo em 2018. Segundo essa pesquisa, a atual líder no segmento, a China, será ultrapassada pelos Estados Unidos nesse período. "Não tem dado específico de Brasil, mas a mesma tendência de crescimento segue aqui", diz Santos.

Esse total global considera também os chamados "community Wi-Fi", que são os acessos wireless utilizando roteadores domésticos configurados para ofertar rede pública para clientes da operadora (separados da rede privada do usuário). Santos considera que esse tipo de conexão é complementar ao das redes móveis. "A Cisco vê claramente que existe oportunidade de monetizar, tornar o Wi-Fi um negócio, complementando o 3G e o 4G", declara. Ele explica que em alguns países as teles oferecem o Wi-Fi não apenas como offload, mas com ofertas de serviço de valor adicionado apenas acessíveis dessa forma, como serviços baseados em localização com maior precisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!