Com plataforma da Cisco, TIM dá início à construção de sua CDN

A TIM escolheu a plataforma Cisco Videoscape Distribution Suite Transparent Caching (VDS-TC) para otimizar a entrega de vídeos em suas redes, com servidores espalhados estrategicamente pela rede da operadora para caching em território nacional de conteúdos populares originários do exterior. "Hoje de 75% a 80% do tráfego IP vai para o exterior em trânsito para acesso a conteúdos fora do País. Com a solução de caching transparente mantemos esses conteúdos mais acessados em servidores espalhados pelos principais PoPs da TIM, com redução de 20% a 30% nos custos operacionais, além de melhor experiência para nossos usuários", explica o diretor de redes fixa e de transporte da TIM Brasil, Cícero Olivieri. A TIM trabalha com a estimativa de que até 2016 os vídeos representarão cerca de 60% de todo o tráfego da Internet e que, com a VDS-TC, a operadora possa obter um impacto no crescimento de tráfego de 30% a 40% menor.

Notícias relacionadas
A solução da Cisco, de acordo com Oliveiri, é apenas a primeira etapa de um projeto maior de Content Delivery Network (CDN) da TIM. " Hoje temos 40% dessa primeira etapa com a Cisco já implantada e a expectativa é concluir a instalação da solução de transparent caching nos próximos três meses", revela. A construção das CDNs da tele deve começar na sequência, com previsão de conclusão do projeto inteiro para o primeiro semestre de 2014. "As CDNs seguirão a mesma arquitetura da solução de transparent caching, mas serão usadas para ofertas de serviços da própria TIM", revelou Olivieri, dando pistas de que parcerias com provedores over-the-top (OTTs) estão a caminho.

A ideia do projeto é otimizar a entrega de dados e vídeos em múltiplas telas, utilizando tanto a rede FTTx da TIM quanto as redes de dados móveis 3G e 4G e ainda os hostspots Wi-Fi da operadora, evitando congestionamentos e diminuindo a necessidade de banda entre o core da rede, os pontos de interconexão do backbone IP e o acesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!