Assinantes da Oi acessam Facebook Messenger de graça até 15 de setembro

A partir desta segunda-feira, 27, até o dia 15 de setembro, assinantes pré e pós-pagos não serão cobrados pelo tráfego de dados no uso do aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook, o chamado Facebook Messenger, em sua versão para Android e iOS. A parceria, que já havia sido anunciada no começo do ano, faz parte de um projeto internacional do Facebook, que envolve 17 operadoras em 13 países. A Oi é a única tele brasileira a participar.

Notícias relacionadas
ATUALIZAÇÃO: A Oi informa que a isenção do tráfego de dados ocorre por conta dela, operadora. Ou seja: o Facebook não está bancando essa oferta. Entre as operadoras ao redor do mundo que aderiram ao projeto estão a TMN em Portugal; a 3, na Irlanda e na Itália; a Airtel, na Índia; e a Etilasat, no Egito.

Análise

Apesar da ressalva da operadora, a decisão da Oi, em última análise, pode ser classificada como uma quebra na neutralidade de rede. Ao oferecer acesso gratuito ao aplicativo do Facebook, a operadora trata de forma diferenciada os pacotes de dados, o que seria vedado pela definição mais aceita do que é a neutralidade: os pacotes de dados não devem sofrer tratamento diferenciado seja por natureza do conteúdo, tipo do conteúdo etc. O texto atual do Marco Civil da Internet, que ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional, proíbe esse tipo de prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!