Fazion aposta em solução para monitoramento remoto de data centers

A Fazion Sistemas, desenvolvedora catarinense especializada em aplicativos móveis corporativos, criou uma solução para monitoramento remoto de data centers. A "DataFaz" permite que os CIOs de empresas acompanhem em tempo real, na tela de smartphones e tablets, uma série de informações críticas sobre o funcionamento dos equipamentos, como temperatura, umidade, consumo de energia etc. A primeira versão para Android e Java será lançada em julho. A empresa estuda estender o software para a plataforma iOS. Os primeiros clientes serão a Totvs e a Tractebel, cujos data centers estão sendo construídos pela Fazion.
A coleta de dados é feita por sensores de telemetria instalados nos racks. Para facilitar a navegação na tela do smartphone, é preparado um modelo em 3D do data center do cliente. A solução também permite gerenciar o acesso de pessoas ao local e até mesmo trancar e destrancar racks remotamente. A Fazion cobra pela instalação e configuração do hardware necessário para a solução, além de uma taxa mensal pela licença de uso do software.
Para demonstrar a importância de um monitoramento constante, o diretor geral da Fazion, Mauro Faccioni Filho, lembra que um data center é um ativo caro e estratégico. "Considerando apenas a infraestrutura física, um data center a partir de 30 racks custa cerca de R$ 4 milhões. Adicionando o hardware, esse valor triplica", calcula. "Isso sem falar no valor incalculável das informações contidas em um data center", acrescenta.

Notícias relacionadas
O "DataFaz" é fruto da estratégia da Fazion de entrar no mercado de data centers após a aquisição de uma companhia de TI com foco nessa área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!