Fazion aposta em solução para monitoramento remoto de data centers

A Fazion Sistemas, desenvolvedora catarinense especializada em aplicativos móveis corporativos, criou uma solução para monitoramento remoto de data centers. A "DataFaz" permite que os CIOs de empresas acompanhem em tempo real, na tela de smartphones e tablets, uma série de informações críticas sobre o funcionamento dos equipamentos, como temperatura, umidade, consumo de energia etc. A primeira versão para Android e Java será lançada em julho. A empresa estuda estender o software para a plataforma iOS. Os primeiros clientes serão a Totvs e a Tractebel, cujos data centers estão sendo construídos pela Fazion.
A coleta de dados é feita por sensores de telemetria instalados nos racks. Para facilitar a navegação na tela do smartphone, é preparado um modelo em 3D do data center do cliente. A solução também permite gerenciar o acesso de pessoas ao local e até mesmo trancar e destrancar racks remotamente. A Fazion cobra pela instalação e configuração do hardware necessário para a solução, além de uma taxa mensal pela licença de uso do software.
Para demonstrar a importância de um monitoramento constante, o diretor geral da Fazion, Mauro Faccioni Filho, lembra que um data center é um ativo caro e estratégico. "Considerando apenas a infraestrutura física, um data center a partir de 30 racks custa cerca de R$ 4 milhões. Adicionando o hardware, esse valor triplica", calcula. "Isso sem falar no valor incalculável das informações contidas em um data center", acrescenta.
O "DataFaz" é fruto da estratégia da Fazion de entrar no mercado de data centers após a aquisição de uma companhia de TI com foco nessa área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.