Microsoft e Apple devem embutir receptores iBiquity em players multimídia

Os radiodifusores norte-americanos estão comemorando a decisão da Microsoft de embutir um receptor de rádio digital na nova versão do seu player multimídia portátil, o Zune. Comenta-se na mídia especializada que a primeira versão com tela sensível a toque do Zune deve ter como principal diferencial para enfrentar o player da Apple, o iPod, o rádio digital.
A venda de rádio digital nos Estados Unidos está muito aquém do esperado pelos radiodifusores locais – este é um dos pontos que colocaram a escolha pelo padrão norte-americano em xeque no Brasil. O Zune, por sua vez, nunca representou uma ameaça ao player da Apple. Outra aposta dos radiodifusores norte-americanos, caso realmente se concretize, pode surtir efeito mais direto na adoção do rádio digital nos Estados Unidos: a inclusão de receptores no iPhone, este sim sucesso de vendas no país.
No Brasil

Notícias relacionadas
Por aqui, alguns radiodifusores ainda questionam a necessidade de uma consulta pública para discutir o rádio digital. O governo espera receber propostas dos detentores dos diferentes padrões internacionais (são cogitados o DRM, europeu, e o norte-americano iBiquity, favorito dos radiodifusores locais). Vale lembrar, uma dezena de emissoras já comprou os equipamentos de transmissão iBiquity, que estão sendo usados em transmissões teste. "O ministro (Hélio Costa) disse que o padrão era o americano. Agora não é mais?", pergunta um radiodifusor ouvido por este noticiário. Até o momento, o ministro das Comunicações não anunciou categoricamente que o padrão seria o norte-americano. No entanto, não recomendou que os radiodifusores evitassem adotá-lo. No Congresso da SET de 2006, disse que seria escolhido para o país o melhor padrão internacional. "Quem me acusou de ser pró-japonês, agora me acusará de ser pró-americano", disse na ocasião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!