Lançamento da Net em HD marca também discursos políticos

O lançamento do serviço em alta definição da Net Serviços em Brasília foi também um evento de claro caráter político. Não apenas pela presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e seus principais secretários e assessores, pela presença de conselheiros do Cade (Luiz Delorme Prado e Fernando Furlan), do conselheiro da Anatel Antônio Bedran, do presidente do conselho consultivo da agência, Vilson Vedana, ou do assessor especial da Casa Civil, André Barbosa. O que mais marcou foram as entrelinhas do que foi dito pelo presidente da Net Serviços, José Félix, pelo presidente da Globosat, Alberto Pecegueiro, e pelo próprio ministro das Comunicações, Hélio Costa.
José Félix fez questão de marcar o papel que, segundo suas palavras, a Net ocupa no cenário competitivo nacional: "A Net é, talvez, a única opção real de competição. É por isso que ela precisa continuar saudável e investindo como está agora. É a melhor opção que temos em um cenário competitivo e em um ambiente de incertezas e mudanças tecnológicas e regulatórias", ressaltou o executivo. Félix também fez questão de destacar que a Net já tem mais de 1,5 milhão de set-tops instalados com serviço de TV digital, "o que foi feito sem nenhum custo adicional para o nosso assinante".
Alberto Pecegueiro, da Globosat, mirou em outro aspecto político: o papel da TV por assinatura na difusão do conceito de alta definição. "Lançamos o canal Globosat HD antes mesmo das emissoras de TV aberta porque apostamos em um princípio simples: o assinante de TV paga buscará conteúdos diferenciados dos que tem na TV aberta", disse o executivo. Canais abertos aos quais ele se refere como "amigos e concorrentes".

Notícias relacionadas

TV aberta e TV paga

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, destacou o papel que a TV digital aberta desempenhará ao brasileiro e comemorou o fato que na cidade de São Paulo o sinal digital está disponível com qualidade para 70% da população. "Isso é motivo de orgulho e não de crítica, considerando que temos menos de seis meses de operação". Mesmo defendendo a TV aberta, Hélio Costa reconheceu o pioneirismo da TV por assinatura na implantação do conceito de TV digital no país e admitiu que utiliza o serviços em alta definição oferecido pela sua operadora de TV paga.
Perguntado por este noticiário como via o fato de que um set-top com alta definição e gravador digital ser oferecido por R$ 800, que é o preço cobrado por um set-top simples de TV aberta digital, Costa ponderou: "a despeito do subsídio que a TV por assinatura tem condições de praticar, isso mostra que há espaço para a redução dos preços". Ele reconhece também que a TV por assinatura será o caminho natural para que boa parte da população passe a receber os sinais digitais, incluindo os conteúdos da TV aberta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!