Publicidade
Início Teletime Governo discute compartilhamento de torres para reduzir custos

Governo discute compartilhamento de torres para reduzir custos

Uma idéia que promete esquentar os debates entre radiodifusores está sendo negociada dentro do governo: é a possibilidade de abrir espaço, em algumas cidades brasileiras, para empresas responsáveis pela administração unificada da infra-estrutura de antena e transmissão de TV digital aberta. Não se trata da figura do operador de rede existente na Europa. Até porque os modelos regulatório e comercial brasileiro precisariam ser drasticamente alterados para permitir isso. O que se discute nesse momento, especificamente com empresários japoneses que já fazem isso no Japão, é a introdução do conceito de torres compartilhadas, em que uma única empresa constrói e administra a torre de transmissão e os transmissores das diferentes emissoras.
A solução poderia baixar o custo e acelerar a implantação da TV digital em algumas cidades. Para não assustar as empresas de radiodifusão, que temem perder o controle sobre seus sinais, a idéia é deixar claro que são elas quem administram o canal no espectro e detém a propriedade do seu transmissor específico. Nesta quarta, 28, algumas reuniões com os empresários interessados devem acontecer na Casa Civil e no Ministério das Comunicações.

Built-in

Notícias relacionadas

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, informa que até o final do ano devem chegar ao mercado aparelhos de TV de baixo custo com sintonizadores para TV digital incorporados. A novidade pode ser um impulso para a disseminação da TV digital, já que os custos seriam menores do que os de um set-top externo e se aproveitaria o movimento natural de venda de televisores para reposição. Hoje, os sintonizadores digitais embutidos só estão disponíveis para TVs de alto valor agregado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile