Publicidade
Início Newsletter Abinee pede urgência para redes privativas e 5G à presidência da Anatel

Abinee pede urgência para redes privativas e 5G à presidência da Anatel

Foto: Pixabay

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) levou uma série de pleitos à Anatel durante encontro da direção da entidade com o recém-empossado presidente da agência, Carlos Baigorri.

Entre os temas em discussão esteve um pedido de urgência para a definição de requisitos técnicos e regulamentação da faixa de 3,7 GHz a 3,8 GHz por estações de serviços terrestres de baixa potência dedicadas à redes privativas – sobretudo para verticais de indústria e infraestrutura.

Para a indústria eletroeletrônica, a regulamentação rápida é necessária para acelerar a adoção do recurso no País. “As redes privadas se apresentam como um recurso operacional habilitador de processos de manufatura eficientes e inteligentes do parque industrial”, afirmou a entidade. A regulação também visa a convivência dessa faixa com sistemas de satélite fixo (FSS) e enlaces.

Notícias relacionadas

Em paralelo, a Abinee defendeu a necessidade de se avançar no cronograma de implantação do 5G, com a liberação das faixas de espectro licitadas no leilão do ano passado. “[É importante] um horizonte em relação às etapas de implantação das redes 5G em todo o território, incluindo todos os aspectos necessários para assegurar a limpeza e uso do espectro”, defendeu a associação.

Completaram a pauta da reunião iniciativas para segurança cibernética e voltadas ao combate do mercado cinza, no qual Abinee e Anatel têm atuado em parceria: além do pleito por ampliação de medidas preventivas e repressivas frente marketplaces que vendem produtos de telecom não homologados, a destinação ambientalmente correta de materiais apreendidos pela Receita Federal também foi discutida.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile