Oi lança Internet em fibra em São Paulo prometendo preço agressivo

José Claudio Moreira Gonçalves - VP de Operações e Tecnologia da Oi

Apostando em preços agressivos para o mercado residencial e de pequenas e médias empresas, a Oi lança nesta terça-feira, 27, o serviço de banda larga fixa por fibra (FTTH) em São Paulo, com planos para lançamento em outras cidades paulistas. A capital era a única do País a ainda não ser atendida pela operadora, uma herança da área de concessão de telefonia fixa (da Vivo). Mas a Oi já detinha há 13 anos cobertura do serviço móvel e, mais recentemente, da Internet fixa para acesso corporativo. 

É justamente por conta dessa infraestrutura existente, somando 5,2 mil km de rede, que a Oi espera ter um avanço rápido pela cidade. A companhia adotará a mesma abordagem de reuso de fibra, além de avanço granular com possibilidade de venda de produto (time to market) de cerca de 20 dias após construção. 

A meta da Oi é de chegar a 400 mil casas passadas (homes-passed) até o final do ano, evoluindo para 2 milhões em 2022. Segundo o VP de clientes da operadora, Bernardo Winik, essa meta é parte do planejamento estratégico e não considera ainda a capacidade de investimento adicional possível com a venda da fatia da InfraCo, atualmente em negociação com o BTG Pactual. "Já estava no plano, não trabalhamos com curto prazo, é com plano de três anos para frente, fazendo revisões periódicas de acordo com a cidade ou a necessidade de agilidade, se acharmos que podemos ser competitivos."

Notícias relacionadas

Aproveitando uma rede de fibra corporativa fim a fim existente, a Oi poderá ligar uma OLT para atender com GPON a 63 localidades, entre residências e pequenos negócios, além do próprio cliente corporativo. Haverá também uma expansão levando em consideração a demanda de clientes, de acordo com a empresa. A companhia conta com possibilidade de ativação em todas as zonas urbanas de São Paulo.

Conforme explica André Ituassu, diretor de engenharia da companhia, a metodologia de construção deverá seguir o que já vem sendo utilizado em outras cidades: cabo primário existente subterrâneo, com o secundário podendo ser por vias aéreas. "Às vezes precisa usar postes em áreas mais horizontais, mas eventualmente podem ser redes mais subterrâneas", destaca. 

Oferta

Além da velocidade de construção, a estratégia da Oi se baseia também em preços agressivos. A companhia está lançando na capital apenas dois planos residenciais, para facilitar a abordagem da equipe de venda:

  • 500 Mbps (com 250 Mbps de upload) mais VoIP ilimitado por R$ 129,90 e seis meses grátis de HBO Go e Oi Play;
  • A mesma configuração da oferta anterior, adicionando o IPTV com 130 canais (67 em HD) por R$ 259,90;
  • Para o mercado empresarial, a oferta (de velocidade e preço) é a mesma de banda larga e VoIP, contando ainda com serviços digitais parceiros como Olist e Aceleraí. 

Essas duas ofertas contam com instalação de roteador dual band (2,4 + 5 GHz) e possibilidade de obter solução de WiFi mesh com 20% de desconto na loja virtual Oi Place. Além disso, a empresa oferece serviços de valor adicionado como o Oi Play e Oi +Alegria.

Futuro

A Oi começará a rede em São Paulo com a velocidade única de 500 Mbps por considerar que já é adequada à demanda atual. Porém, indica que haverá uma futura migração para a capacidade de 1 Gbps, ainda com GPON, e depois para até 10 Gbps com XGSPON. 

"Na medida em que o mercado demandar e tiver maturidade e produtos para que a gente possa ter a rentabilidade e retorno necessários, vamos fazer a atualização", declarou José Claudio Moreira Gonçalves (conhecido como Naval), VP de operações da empresa. Ele destaca que não é necessariamente uma substituição de tecnologias, mas uma complementaridade. 

Também está nos planos a evolução dos roteadores para o WiFi 6, que já é parte do portfólio da tele para empresas. "Da mesma forma que o XGSPON, ainda não é uma tecnologia madura em termos de dispositivos aptos. O WiFi 5 ainda atende as necessidades dos clientes, conforme os serviços. Mas lógico que, com a evolução do serviço e da velocidade da conexão, volume de dispositivos e principalmente de serviços B2B, o WiFi 6 começa a ser introduzido".

2 COMENTÁRIOS

  1. Oferecer esse serviço e preço na cidade de São Paulo é relativamente fácil. Quero ver em regiões suburbanas ou no interior. Não chega nem o serviço, muito menos o preço.

    • creio que no interior de sao paulo chega sim, eu uso 300 mega da vivo se vier a OI aqui pelo valor citado migro no mesmo dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!